Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Boulos posta vídeo antigo de Bolsonaro como se fosse fala após derrota

7.nov.2022 - Vídeo em que Bolsonaro fala que "brevemente teremos consequências" é de 2021 - Arte/UOL sobre Reprodução/Twitter
7.nov.2022 - Vídeo em que Bolsonaro fala que 'brevemente teremos consequências' é de 2021 Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Twitter

Pedro Vilas Boas

Colaboração para o UOL

07/11/2022 15h51Atualizada em 07/11/2022 15h51

É distorcida a publicação de um vídeo no Twitter feita hoje (7) por Guilherme Boulos (PSOL), deputado federal eleito por São Paulo, em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) fala que "brevemente teremos as consequências do que está acontecendo". A gravação é de 2021, quando o mandatário comentava sobre a adoção do isolamento social para combater a disseminação da covid-19.

O que dizem os posts? A postagem distorcida feita por Boulos é acompanhada da seguinte mensagem: "Bolsonaro segue em seu tom de ameaças. Mas agora são as ameaças de um derrotado, que não consegue esconder o medo de ir pra cadeia. A casa caiu, Jair!".

Um perfil bolsonarista no Twitter também compartilhou o vídeo hoje. Na descrição da postagem, o autor do conteúdo distorcido destaca o trecho em que Bolsonaro fala sobre possíveis consequências.

Vídeo é antigo. O trecho compartilhado nas redes sociais de forma distorcida foi, na verdade, gravado durante uma conversa do presidente Jair Bolsonaro com apoiadores no Palácio do Alvorada, em março de 2021. Portanto, a fala não é um posicionamento do mandatário após ser derrotado na disputa presidencial contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

"Estou vendo que vocês estão com a roupa que estavam nas ruas antes", disse Bolsonaro na ocasião, para depois completar na sequência: "Tudo o que for legal fazer, eu farei. E brevemente, teremos as consequências do que está acontecendo."

Pronunciamento verdadeiro. O pronunciamento de Bolsonaro após a derrota para Lula foi feito no dia 1º deste mês, após quase dois dias de silêncio. Ele afirmou que "manifestações pacíficas são bem-vindas" —referindo-se aos bloqueios nas estradas promovidos por apoiadores. Por outro lado, criticou atos de violência e disse que "o direito de ir e vir" da população deve ser preservado.

Alcance. A publicação distorcida de Guilherme Boulos no Twitter já conta com 16,3 mil curtidas, 397 tweets com comentários e 1.412 retweets. A postagem do perfil bolsonarista tem 208 retweets, 1.270 curtidas e 18 tweets com comentário.

O UOL Confere considera como distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

5 dicas para você não cair em fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.