É falso que Exército 'resgatou' Mauro Cid de prisão na PF
É falso que o Exército tenha "resgatado" o tenente-coronel e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, da prisão na sede da Polícia Federal. Depois de prestar depoimento à PF, ele foi encaminhado para o Batalhão de Polícia do Exército de Brasília (BPEB), onde está preso.
O que diz o post
Vídeo é compartilhado com a legenda "Exército invade a Polícia Federal e resgata ajudante de Bolsonaro" e reproduz imagem de site com o título "Comboio do Exército foi à sede da PF retirar Mauro Cid".
Por que é falso
Mauro Cid está preso no Batalhão de Polícia do Exército, em Brasília.
Em resposta ao UOL Confere, a Polícia Federal disse que o conteúdo descrito na publicação falsa não procede, e informou que todas as ações são divulgadas no site oficial da instituição (veja aqui a nota sobre a ação que levou à prisão de Mauro Cid).
Já o Exército Brasileiro disse que "o fato não ocorreu e tais mensagens apenas contribuem para a desinformação da nossa sociedade". A instituição reforçou que o tenente-coronel está preso no Batalhão de Polícia do Exército.
Por ser militar, Mauro Cid tem a prerrogativa de ficar preso em um quartel do Exército, e não em um presídio comum (veja aqui). Pela patente, ele tem direito a uma Sala de Estado Maior, sem grades.
Esse conteúdo também foi checado por Reuters Fact-Check e Aos Fatos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.