Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


É falso que Exército 'resgatou' Mauro Cid de prisão na PF

09.mai.2023 - Exército e PF desmentem publicação - Arte/UOL sobre Reprodução Facebook
09.mai.2023 - Exército e PF desmentem publicação Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução Facebook

Do UOL, em São Paulo

09/05/2023 16h49

É falso que o Exército tenha "resgatado" o tenente-coronel e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, da prisão na sede da Polícia Federal. Depois de prestar depoimento à PF, ele foi encaminhado para o Batalhão de Polícia do Exército de Brasília (BPEB), onde está preso.

O que diz o post

Vídeo é compartilhado com a legenda "Exército invade a Polícia Federal e resgata ajudante de Bolsonaro" e reproduz imagem de site com o título "Comboio do Exército foi à sede da PF retirar Mauro Cid".

Por que é falso

Mauro Cid está preso no Batalhão de Polícia do Exército, em Brasília.

Em resposta ao UOL Confere, a Polícia Federal disse que o conteúdo descrito na publicação falsa não procede, e informou que todas as ações são divulgadas no site oficial da instituição (veja aqui a nota sobre a ação que levou à prisão de Mauro Cid).

Já o Exército Brasileiro disse que "o fato não ocorreu e tais mensagens apenas contribuem para a desinformação da nossa sociedade". A instituição reforçou que o tenente-coronel está preso no Batalhão de Polícia do Exército.

Por ser militar, Mauro Cid tem a prerrogativa de ficar preso em um quartel do Exército, e não em um presídio comum (veja aqui). Pela patente, ele tem direito a uma Sala de Estado Maior, sem grades.

Esse conteúdo também foi checado por Reuters Fact-Check e Aos Fatos.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.