Vídeos falsos mostram coro de 'Lula ladrão' durante festival em Paris
São montagens os vídeos que mostram o presidente Lula no festival Power Our Planet, em Paris, sob gritos de "Lula ladrão, seu lugar é na prisão".
O petista não foi xingado em nenhum momento do evento, como é possível observar na transmissão da TV Brasil.
O que mostram os vídeos
Compartilhados no TikTok, os vídeos mostram Lula chegando para discursar no festival Power Our Planet, em Paris, enquanto pessoas gritam ao fundo "Lula ladrão, seu lugar é na prisão".
Um deles mostra Lula andando no palco, o público do evento e, depois, o presidente já no palanque discursando em frente à Torre Eiffel. Sobre as imagens, está escrito: "22/06/2023. Na Itália. Lula ovacionado. Veja até o fim. Como sempre o couro (sic) do Lula. Chegada de Lula para discurso em Paris!!".
Uma outra versão usa as imagens da transmissão ao vivo da TV Brasil, que mostra o petista já no palanque discursando. "Lula e (sic) ovacionado em festival de PARIS. Hino mais cantado em todo Mundo (sic)", diz o post.
Por que são falsos
No registro original, é possível conferir que não houve coro de "Lula ladrão em nenhum momento do festival". No evento, transmitido pela TV Brasil, não há nenhuma cena em que o público do festival de rock tenha vaiado ou xingado o presidente. Ao fim do discurso Lula foi aplaudido. Assista ao vídeo original:
O vídeo falso que compartilha as imagens da TV Brasil usa áudio de outro vídeo do TikTok sobreposto ao da gravação original. Sobre as imagens, está o título "som original - Leandro Melo" (aqui). Outros vídeos datados de 1 de janeiro deste ano usam o mesmo áudio.
Procurada, a assessoria de Lula desmentiu as postagens: "O áudio do vídeo é totalmente adulterado".
O UOL acompanhou o discurso do petista em 22 de junho e não registrou hostilidade da plateia contra o presidente durante o evento em Paris (aqui).
A matéria cita, entretanto, que o presidente foi ovacionado ao fazer seu discurso, com gritos de "olê olê olá, Lula, Lula" e que havia bandeiras do Brasil sendo empunhadas pelo público.
Um dos vídeos confunde o lugar em que o discurso foi proferido. O conteúdo diz que a cena foi filmada "na Itália", mas usa bandeiras do Brasil e da França, e depois cita que a filmagem é da "Chegada de Lula para discurso em Paris".
Viralização. O vídeo que usa a transmissão da TV Brasil foi publicado em 22 de junho e soma 14,3 mil visualizações, 1,5 mil curtidas e 225 comentários. O vídeo que tem as indicações contraditórias "Itália" e "Paris" foi publicado em 23 de junho e acumula 885,1 mil visualizações, 26,7 mil curtidas e 6,7 mil comentários.
O conteúdo também foi checado pelo Aos Fatos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.