Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Vídeo mostra incêndio em Manila, não em biblioteca de Marselha

06.jul.2023 - Uma busca reversa das imagens indica que a cena foi filmada em Manila, nas Filipinas - Arte/UOL sobre Reprodução/WhatsApp
06.jul.2023 - Uma busca reversa das imagens indica que a cena foi filmada em Manila, nas Filipinas Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/WhatsApp

Do UOL, em São Paulo

07/07/2023 10h29

Um vídeo que mostra o incêndio no Correio Central de Manila, nas Filipinas, circula no WhatsApp como se fosse da biblioteca municipal do Alcazar, em Marselha, na França.

O vídeo original foi gravado em maio deste ano e noticiado pelo g1.

O pedido de checagem foi enviado ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

O que diz o post

"Em Marselha, 'franceses' queimaram uma das maiores bibliotecas da França. A coleção da Biblioteca Alcazar continha quase um milhão de documentos, 350.000 dos quais eram de domínio público. Em particular, manuscritos medievais e edições únicas, eram mantidos aqui", diz o texto que acompanha o vídeo de um prédio pegando fogo.

Por que o post é falso

Uma busca reversa das imagens indica que a cena foi filmada em Manila, nas Filipinas. A pesquisa de um print do vídeo no RevEye —que usa as ferramentas do Google, Bing, Yandex e TinEye—, permite identificar que o incêndio não aconteceu na Biblioteca do Alcazar, em Marselha, mas sim no Correio Central de Manila, nas Filipinas (aqui e aqui).

O incêndio foi noticiado pelo g1 (aqui). Ao comparar o vídeo da matéria com o da mensagem falsa é possível perceber que se trata do mesmo acontecimento.

A biblioteca de Marselha não se parece com o prédio que pegou fogo nas Filipinas. Veja:

marselha - Reprodução/Google Maps - Reprodução/Google Maps
Fachada da Biblioteca de Alcazar, em Marselha
Imagem: Reprodução/Google Maps
manila - Reprodução/Google Maps - Reprodução/Google Maps
Correio Central de Manila, nas Filipinas
Imagem: Reprodução/Google Maps
whatsapp - Reprodução/WhatsApp - Reprodução/WhatsApp
Cena compartilhada no WhatsApp
Imagem: Reprodução/WhatsApp

A biblioteca de Marselha realmente ficou temporariamente fechada (aqui). Durante protestos contra a violência policial na França -após a morte de um jovem em Nanterre, periferia de Paris, em 27 de junho-, um incêndio eclodiu em frente a biblioteca municipal do Alcazar em 29 de junho (aqui) e uma vitrine do prédio foi danificada no dia seguinte (30) (aqui).

Em um tuíte, o prefeito de Marselha, Benoît Payan, comentou a reabertura do local após as manifestações.

O veículo francês, Les Observateurs, também checou a desinformação (aqui).

Sugestões de checagens também podem ser enviadas para o email uolconfere@uol.com.br.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.