Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Vídeo não mostra ataque em shopping de SP, mas correria durante incêndio

18.abr.2023 - Vídeo não mostra ataque, mas fuga durante incêndio em sala de cinema em shopping em São Luís - Arte/UOL Confere sobre Reprodução/TikTok
18.abr.2023 - Vídeo não mostra ataque, mas fuga durante incêndio em sala de cinema em shopping em São Luís Imagem: Arte/UOL Confere sobre Reprodução/TikTok

Junia Oliveira

Colaboração para o UOL

18/04/2023 09h00Atualizada em 18/04/2023 10h40

É falso um post que circula nas redes sociais com imagens de um suposto ataque promovido por cinco mascarados em um shopping de São Paulo.

O vídeo reproduzido é de um incêndio ocorrido nas salas do cinema do Shopping Rio Anil, em São Luís (MA), em 7 de março.

O que diz o post?

"Cinco mascarados atacam pessoas num shopping em São Paulo hoje", diz a legenda.

O vídeo mostra correria e gritos nos corredores de um shopping.

Em áudio sobreposto à gravação, vozes masculinas sugerem que mascarados invadiram o local e atiram nas pessoas.

Por que é falso?

Gravação não foi feita em São Paulo. As imagens são de um vídeo antigo que registrou, na verdade, a correria de pessoas durante um incêndio no shopping Rio Anil, em São Luís (MA).

UOL publicou vídeo original em 7 de março. No trecho que vai dos 16 segundos até os 46 segundos (aqui), é possível ver as mesmas cenas mostradas no post mentiroso, incluindo mobiliário e lojas.

Ninguém narra o que ocorre na gravação original. O homem que filma a cena diz apenas "Caralho, doido", aos 18 segundos, e "Caralho, bicho", aos 30 segundos. Há som de gritos e sirene. Na postagem falsa, o áudio sobre a existência de mascarados e barulhos de tiros é sobreposto ao som original.

O UOL Confere aplica o selo falso a conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva.

Dois mortos no incêndio

O fogo que atingiu o cinema do Shopping Rio Anil, em São Luís (MA), em 7 de março, deixou dois mortos e dezenas de feridos.

As causas do incêndio estão sendo investigadas. Segundo o tenente-coronel José Lisboa, porta-voz do Corpo de Bombeiros do Maranhão, o caso está sendo investigado pela Polícia Civil e as autoridades aguardam a conclusão do laudo.

Viralização. No Tik Tok, o vídeo teve mais de 216 mil visualizações, 5.300 curtidas e quase mil comentários até o dia 13 de abril.

O vídeo também foi checado por Reuters, Aos Fatos e Boatos.org.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.