Vídeo não mostra roubo de gado por governo de RO, como sugere post

Um vídeo compartilhado no Facebook não mostra o "governo" roubando gados de uma família, ao contrário do que sugere uma publicação.

Os animais foram apreendidos durante uma operação conjunta, que combateu a ocupação irregular para a prática de pecuária no Parque Estadual de Guajará-Mirim, em Rondônia.

O que diz o post

"Jacinopolis RO, misericórdia o que tá acontecendo neste país", diz um texto inserido no vídeo, acompanhado de um emoji de susto.

Na gravação uma mulher lamenta a apreensão do gado e diz que bandidos do governo estão levando os animais. "Olha, pessoal, a covardia. Levando 'nosso gado tudo' de uma área que tem GTA [guia de trânsito animal], tem tudo, tem documentação. Pra 'vocês ver', covardia. Esse é o governo que 'nós tem', essa desgraça. Olha lá, tudo bandido com a cara tampada".

Em outro momento do vídeo é possível ver agentes com o nome "Idaron" nos uniformes e nas motos estacionadas na área.

Por que é distorcido

A publicação omite a circunstância da apreensão do gado. O registro foi feito durante a Operação Mapinguari, que combateu a pecuária irregular no Parque Estadual Guajará-Mirim, segundo a Secom (Secretaria de Comunicação) do governo de Rondônia. A ação foi coordenada pelo MP-RO (Ministério Público de Rondônia) em parceria com órgãos do governo, como a Polícia Militar.

Os agentes da Idaron (Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia) foram responsáveis por quantificar e qualificar o rebanho, avaliando as condições sanitárias dos animais. O logo e o nome do órgão aparecem nos uniformes e nos veículos usados pelos agentes (veja abaixo).

O próprio vídeo distorcido mostra a presença de agentes da Idaron, órgão estadual que participou da Operação Mapinguari
O próprio vídeo distorcido mostra a presença de agentes da Idaron, órgão estadual que participou da Operação Mapinguari Imagem: Reprodução/Facebook

O MP-RO divulgou no dia 6 de setembro que 1,7 mil cabeças de gado foram retiradas do parque antes do início da operação, em agosto, e outros 252 bovinos foram apreendidos e destinados a leilão (aqui). O valor arrecadado com a venda será revertido em medidas de proteção e de preservação do parque.

Continua após a publicidade

O Parque Estadual Guajará-Mirim está localizado entre os municípios de Nova Mamoré (distrito de Jacinópolis, como diz o vídeo) e Guajará-Mirim, em Rondônia.

Viralização. O post distorcido, compartilhado no Facebook no dia 25 de setembro, registra 936 mil visualizações, 21 mil reações, 13 mil comentários e 21 mil compartilhamentos.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes