Vídeo de casa sendo engolida por buraco não foi feito em Maceió; é na Índia

Um vídeo que mostra uma casa sendo engolida por um buraco não tem relação com o afundamento de alguns bairros de Maceió, como afirmam postagens que circulam nas redes sociais.

Na verdade, o registro foi feito em Nova Delhi, na Índia, e aconteceu em 2020.

O que diz o post

Vídeo compartilhado no Instagram mostra uma casa sendo arrastada para dentro de uma cratera por uma corrente de água. Sobreposto à imagem, está escrito: "Maceió Alagoas. Olha isso Brasil. Casa some em segundos".

Por que é falso

Defesa Civil de Maceió diz que não há registro de desabamento de casas nos bairros afetados pelo rompimento da mina 18 da Braskem, segundo nota encaminhada ao UOL Confere. Até o momento, as casas localizadas nesses locais apresentam rachaduras, o que levou a desapropriação de milhares de imóveis e o deslocamento de mais de 60 mil moradores da região (veja aqui).

O órgão ressalta que toda a área de risco está desocupada e que técnicos seguem realizando monitoramento de forma permanente. Defesa Civil de Maceió

Gravação foi feita em 19 de julho de 2020, em Nova Delhi, capital da Índia, após fortes chuvas que atingiram o pais. O vídeo original foi localizado após busca reversa de imagens (aqui). Conforme postagem do canal CNN News 18 no X (aqui), a casa engolida pela cratera faz parte de um "aglomerado de Anna Nagar". Versão estendida do mesmo vídeo também foi compartilhada pelo India Today (aqui). Nas imagens, pessoas aparecem falando em um idioma que não é português.

Viralização. A postagem consta, nesta quarta-feira (13), com 394.317 reproduções, 6.369 curtidas,5.449 compartilhamentos e 517 comentários no Instagram.

Este conteúdo também foi checado pela agência Reuters (aqui).

Continua após a publicidade

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes