Carrefour não encerrou atividades no Nordeste; rede está em reestruturação
É falso que o Carrefour encerrou suas atividades no Nordeste do Brasil, como afirmam postagens que circulam nas redes sociais.
A rede afirmou, em nota ao UOL Confere, que continuará presente na região, mas que passa por uma "revisão de portfólio" com a conversão de algumas lojas em atacados e clube de compras. Além disso, o Carrefour admitiu "fechamentos pontuais" de unidades.
O pedido de checagem foi enviado por leitores do UOL Confere para o WhatsApp (11) 97684-6049.
O que diz o post
"Carrefour encerrou suas atividades no Nordeste. PT trouxe desemprego e desespero para os Nordestinos. Compartilhem no Story que a mídia não está noticiando. Desemprego" e "Nordeste terra do lula", afirmam textos sobrepostos ao vídeo que circula no Instagram. Também é colocado a palavra "desemprego" acompanhada de emojis de choro.
O áudio completa: "Em cenário apocalíptico o Carrefour encerrou as atividades em Fortaleza".
O vídeo mostra os corredores de um supermercado com diversas gôndolas vazias ou com poucos produtos. O acesso a corredores inteiros e a setores como padaria e peixaria estão bloqueados com fitas zebradas.
Por que é falso?
Carrefour nega o encerramento de suas atividades no Nordeste, em nota ao UOL Confere.
O Nordeste permanece como uma região de extrema importância para os nossos negócios e continuará contando com a presença do Grupo com bandeiras de varejo, atacarejo e clube de compras Carrefour, em nota
Em Fortaleza e em outras cidades, o fechamento de unidades faz parte da nova estratégia do grupo francês: converter hipermercados em rede de atacado. A bandeira Carrefour vai encerrar operações no Ceará e as unidades serão convertidas em Sam's Club e Atacadão (aqui). O UOL Confere não conseguiu verificar onde e quando o vídeo foi gravado. A reportagem questionou o Carrefour, que não informou que se tratava de uma unidade da marca.
Rede de supermercados admite "fechamentos pontuais" de unidades. A empresa salientou que, desde 28 de novembro de 2023, está passando por uma "revisão de seu portfólio" para otimizar a rede de lojas e para adaptar os formatos "que melhor atendam os clientes de cada região" alinhados com a estratégia de negócios da companhia. A empresa também não disse, por meio de sua assessoria de imprensa, quantas lojas foram ou serão fechadas no país.
Neste sentido, algumas lojas serão convertidas para outros formatos e estão previstos alguns fechamentos pontuais. Reforçamos que essa revisão de portfólio, minuciosamente estudada e planejada ocorre no sentido de contribuir para o fortalecimento da posição de liderança que o Grupo ocupa como maior varejista do país. Carrefour, em nota.
Conversão de lojas está sendo planejada há mais de 1 ano. Em maio de 2023, matéria do jornal Diário do Nordeste (veja aqui) mostrava que o grupo Carrefour concluía naquele mês o processo de transição das marcas no Ceará, quase um ano depois de comprar o Grupo Big por R$ 7,5 bilhões. No total, foram sete conversões para bandeiras que levam o nome Carrefour e do Atacadão.
Carrefour pretende abrir mais de 470 lojas do Atacadão no Brasil até 2026, como anunciado na França em 8 de novembro de 2022 pelo presidente diretor-geral do grupo, Alexandre Bompard (aqui e aqui - em francês). No terceiro trimestre de 2022, o país foi responsável por 24% do lucro de todo o grupo, conforme matéria do jornal francês Le Parisien (aqui - em francês). O Brasil é a segunda maior operação dentre os países nos quais o grupo opera (aqui).
O conteúdo também foi checado pela Reuters.
Sugestões de checagens podem ser enviadas também para o email uolconfere@uol.com.br.
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