Vídeo da avenida Paulista é de ato de 2021, e não do dia 9/6/2024

Publicações nas redes sociais utilizam um vídeo de 2021 como se fosse atual para tentar indicar que um ato bolsonarista contra o presidente Lula e o ministro Alexandre de Moraes reuniu muitas pessoas na avenida Paulista, em São Paulo, no último domingo (9).

A apuração do UOL Confere, no entanto, aponta que as imagens são de uma manifestação a favor do então presidente Jair Bolsonaro no dia 7 de setembro de 2021. Já o ato do domingo passado contou com muito menos pessoas.

A checagem foi sugerida ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

O que diz o post

A postagem utiliza um vídeo com o texto sobreposto "Avenida Paulista, 9/6/2024. Ato Fora Lula e Fora Alexandre de Moraes". As imagens, filmadas do alto de algum edifício, mostram a avenida tomada de pessoas, em um quarteirão próximo ao Masp (Museu de Arte Moderna de São Paulo). É possível perceber detalhes como as cores verde e amarela como predominantes na multidão, além de um carro de som grande estacionado na rua com uma faixa escrito "freedom" [liberdade, em inglês], com a bandeira do Brasil no lugar da letra O.

Outros posts com o mesmo vídeo abrem com chamadas como "A esquerda novamente dirá que FLOPOU a manifestação da Direita, hoje, na Av. Paulista... Que eles se preparem pois, essa é apenas a primeira da série pró-Impeachment do TIO LALAU [apelido jocoso contra o presidente Lula]"; ou "Não será Elon Musk nem ninguém de fora, que irá resolver nossos problemas. Temos que aproveitar a onda e agirmos, se não surgirem lideranças dentro dos grupos que realmente tem o poder nas mãos, como o Agro, empresários do ramo de transportes, grandes influencers, continuaremos na mesma inércia.".

Por que é falso

Vídeo é de ato de 2021. Busca reversa não localizou o vídeo original, mas uma pesquisa no Google com os termos "manifestação carro de som freedom" (aqui) encontrou uma reportagem do site NSC Total de 7 de setembro de 2021 (aqui) sobre um ato pró-Bolsonaro ocorrido naquele dia. Na imagem, é possível ver o mesmo carro de som, com a mesma faixa escrita "freedom", estacionado em local que remete ao do vídeo postado recentemente, com o parque Trianon ao fundo. Uma nova busca mais específica localizou uma reportagem do Metrópoles (aqui) e outra da Jovem Pan (aqui) com o mesmo caminhão com a faixa no mesmo dia.

Vídeo original não foi encontrado. Na tentativa de achar o vídeo original através de uma busca reversa (aqui), surgiu um trecho da mesma filmagem em um post de 29 de setembro de 2022 (aqui) na página de José Roberto de Castro, que se candidatou a deputado federal por São Paulo naquele ano, mas não se elegeu. Isso já indica que o vídeo não é deste ano.

Continua após a publicidade

Manifestação de domingo teve pouca adesão. Segundo a Polícia Militar de São Paulo, 125 mil pessoas participaram do ato pró-Bolsonaro em 2021 (aqui). Já no domingo (9) não houve estimativas oficiais de público, mas as fotos aéreas apresentam só algumas centenas de pessoas (aqui). É possível ver em uma foto da reportagem que os organizadores do ato de domingo também usaram um carro de som, mas sem a faixa "freedom" e com visual diferente do visto no vídeo antigo.

Viralização. Até esta terça-feira (11), um dos posts no Threads chegou a mais de 4.000 curtidas e 180 comentários.

Este conteúdo também foi checado por Aos Fatos (aqui), Reuters (aqui) e Boatos.org (aqui).

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes