É falso que Biden tentou se sentar em 'cadeira inexistente'

Um vídeo publicado nas redes sociais retira de contexto uma ação do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para dar a entender que ele tentou se sentar em um local onde não havia uma cadeira.

A cena aconteceu durante a cerimônia de homenagem aos 80 anos do "Dia D", que reuniu diversos chefes de Estado no início do mês, na França. O trecho publicado foi editado para extrair o momento seguinte, em que o político americano realmente se senta.

O que diz o post

No vídeo, Biden cumprimenta o presidente da França, Emmanuel Macron, e faz um movimento similar ao gesto de se sentar, mas fica parado semicurvado por alguns segundos. "O presidente dos EUA, Joe Biden, tenta sentar-se numa cadeira inexistente nas comemorações do Dia D em França", diz uma das publicações.

Por que é falso

Biden se sentou em seguida em uma cadeira. O trecho veiculado nas redes sociais dura 12 segundos, mas a transmissão integral da cerimônia tem horas. Com 4h16m20s (aqui e abaixo), é possível ver ação recortada sob o mesmo ângulo, que mostra Biden cumprimentando Macron e, em seguida, se reclinando para se sentar. Neste momento, a música é interrompida e o locutor começa a falar, fazendo com que Biden hesite. Mas é possível ver que ele se senta logo em seguida na cadeira que está atrás dele.

Viralização: Um post desinformativo com o vídeo no Instagram tinha, até esta quarta-feira (12), 552 mil visualizações e mais de 1.400 comentários.

Esse conteúdo também foi checado por AFP (aqui), Aos Fatos (aqui), Fato ou Fake (aqui) e Reuters (aqui).

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Continua após a publicidade

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes