Vídeo não mostra manifestação de esquerda e direita contra Milei em 2024

É falso que um vídeo que circula nas redes mostre um protesto conjunto da esquerda e da direita argentina pedindo o impeachment do presidente Javier Milei em junho de 2024.

Há registro do vídeo pelo menos desde dezembro de 2023 nas redes. Na época, manifestações foram convocadas por centrais sindicais contra medidas econômicas do novo governo.

O que diz o post

O vídeo de uma aglomeração é compartilhado com os seguintes dizeres: "Urgente. Argentinos pedem impeachment de Milei. AGORA a direita argentina se une a esquerda argentina para pedir impeachment do ultradireitista Javier Milei".

Por que é falso

Vídeo é de dezembro de 2023. Por meio de uma busca reversa, foi possível encontrar registros do vídeo nas redes sociais no ano passado (aqui). Na época, houve diversas manifestações na Argentina contra uma série de ações econômicas e sociais anunciadas pelo presidente Javier Milei (veja aqui e aqui).

As manifestações foram convocadas por centrais sindicais e organizações de esquerda (aqui). Em um trecho do vídeo usado no post desinformativo é possível ver uma bandeira do PTS, Partido de los Trabajadores Socialistas (aqui).

PTS é a sigla do Partido de los Trabajadores Socialistas, da Argentina
PTS é a sigla do Partido de los Trabajadores Socialistas, da Argentina Imagem: Reprodução/Instagram

O UOL Confere não conseguiu identificar de qual dia exato é o vídeo. No entanto, é possível concluir que o vídeo não mostra protestos da esquerda e da direita contra o presidente argentino em junho de 2024.

Este conteúdo também foi checado por Estadão Verifica.

Continua após a publicidade

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.