Aneurisma de Otaviano Costa não tem relação com vacinação contra covid-19

É falso que o aneurisma anunciado pelo apresentador Otaviano Costa tenha relação com a vacina contra a covid-19, como sugerem posts nas redes sociais.

O que diz o post

O post traz a seguinte legenda: "Apresentador Otaviano Costa louva a ¢iên¢ia das ?a¢inas e revela aneu®isma pe®igoso"

A publicação mostra dois quadros. Um deles diz "Otaviano Costa louva a ciência das vacinas" e o outro "Otaviano Costa revela aneurisma perigoso".

No começo do vídeo, no primeiro quadro, aparece o apresentador dizendo "se assim a ciência permitir" e logo depois aparece uma foto de Otaviano de máscara e tomando a vacina contra covid-19.

Em seguida começa o segundo vídeo no quadro ao lado, em que o apresentador conta como descobriu o aneurisma.

Há mais ou menos 30 dias a minha vida virou de cabeça para baixo. Eu estava ótimo de saúde, não tinha nenhum sintoma, mas tinha uma dorzinha que estava me incomodando aqui. Como eu não estava conseguindo fugir para São Paulo para fazer o meu check up rotineiro há mais ou menos dois anos, e entender o avanço das minhas condições físicas e de saúde, eu resolvi me consultar com um médico que eu não conhecia, doutor cardiologista Antônio Masseto, no dia 6 de junho, quinta-feira, antes do aniversário da Flavinha. Num simples ecocardiograma, ele detectou o avanço de algo que estava colocando a minha vida em risco. Eu estava com um aneurisma da aorta ascendente torácica, num nível muito perigoso.

Por que é falso

Ministério da Saúde nega relação. Para a pasta, "não há plausibilidade biológica para qualquer relação entre aneurisma e as vacinas contra covid-19".

Aneurismas são normalmente associados a outros fatores de risco. O Ministério da Saúde obervou que o aneurisma da aorta é uma dilatação anormal da artéria, causada por "fatores de risco que elevam a pressão no vaso ou alteram a parede". Entre eles estão: hipertensão arterial (a elevação da pressão arterial leva ao enfraquecimento das paredes da aorta), aterosclerose (o acúmulo de placas de gordura prejudica a elasticidade da aorta), tabagismo (danifica as paredes dos vasos) e condições genéticas que causam malformações cardíacas.

Continua após a publicidade

Aneurisma não está entre os efeitos colaterais da vacina. A OMS (Organização Mundial da Saúde) diz que os efeitos colaterais relatados das vacinas contra covid-19 foram, em sua maioria, leves a moderados e não duraram mais do que alguns dias. Os efeitos colaterais típicos incluem dor no local da injeção, febre, fadiga, dor de cabeça, dores musculares, calafrios e diarreia. Os efeitos colaterais menos comuns relatados para algumas vacinas contra a covid incluíram reações alérgicas graves. No entanto, essa reação é extremamente rara. Não há qualquer menção a aneurisma (aqui).

Especialistas não veem associação de aneurisma com covid. O pneumologista Carlos Carvalho, diretor da Divisão de Pneumologia do InCor do HCFMUSP, acompanha cerca de 500 pacientes com covid e em nenhum deles foi visto aneurisma de aorta associado ou relacionado à covid. "Também não teve nenhum registro de desenvolvimento de aneurisma em quem tomou vacina", disse. Guilherme Furtado, infectologista do HCor (Hospital do Coração), também não vê relação entre aneurisma e vacinação contra a covid e diz desconhecer estudos que façam essa associação.

As associações a aneurismas costumam ser outras. Não há relatos de associação com covid. Eu não vejo por que querer fazer essa relação. Isso só traz mais dúvidas. Carlos Carvalho, pneumologista

Não há uma relação direta de vacinação de covid e aneurisma de aorta. Não vejo essa correlação direta. Eu não conheço nenhum estudo grande que faça menção a isso. Guilherme Furtado, infectologista

Otaviano não cita vacina da covid-19 em vídeo. Na publicação no Instagram no último dia 22, o apresentador contou que passou por uma cirurgia após ter sido diagnosticado com um aneurisma ascendente da aorta. Ele não faz qualquer relação de sua condição com a covid-19 (aqui).

Apresentador não vai se manifestar. "Não temos o que falar sobre isso", disse assessora de Otaviano.

Continua após a publicidade

Viralização. Uma publicação no Instagram tinha, até esta sexta-feira (2), mais de 27,5 mil visualizações.

Esse conteúdo também foi checado por Agência Lupa.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes