Vídeo não mostra protesto na Venezuela, mas show da Madonna no Rio

É falso que um vídeo de uma multidão mostre um protesto na Venezuela. A gravação é da apresentação da cantora Madonna, no Rio, em maio de 2024.

O vídeo está em baixa qualidade, mas é possível ouvir no áudio a multidão cantando "Like a virgin", música famosa da cantora.

O que diz o post

O vídeo é compartilhado com a seguinte frase sobreposta: "Venezuela: multidão cantando o hino da libertação". O post insere legendas falsas sobre a música que está sendo entoada pela multidão.

Por que é falso

Vídeo não mostra protesto na Venezuela. É possível ouvir no próprio post desinformativo que o áudio começa com as pessoas acompanhando a batida de um trecho da música "Like a virgin", da Madonna.

Vídeos originais foram feitos no Rio. Em gravações com melhor qualidade feita na cidade brasileira, é possível observar o mesmo trecho da música e identificar os mesmos quiosques e a mesma vegetação que aparecem no post desinformativo.

@beyonceupdatebr Multidão cantando Like A Virgin em Copacabana. MOMENTO HISTÓRICO #madonna #copacabana #riodejaneiro #rj #celebrationtour ? som original - BEYONCEUPDATEBR

A cantora se apresentou em maio na praia de Copacabana, no Rio. Na apresentação desta música, que foi um mashup com "Billie Jean" de Michael Jackson (aqui), Madonna homenageou o rei do pop. A silhueta dos dois dançando foi projetada nos telões espalhados pela praia (veja aqui).

Viralização. No Instagram, um post com o conteúdo desinformativo registrava mais de 5.000 curtidas e mais de 44 mil reproduções até esta sexta-feira (9).

Continua após a publicidade

Este conteúdo também foi checado por Aos Fatos, AFP e Reuters.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes