Musk não fez 'M' em apoio a Marçal; imagem foi gerada por IA
Ricardo Espina
Colaboração para o UOL, em São Paulo
09/10/2024 16h25Atualizada em 10/10/2024 16h51
É falsa a imagem do bilionário Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), fazendo a letra "M" em apoio a Pablo Marçal (PRTB), candidato derrotado na eleição para a Prefeitura de São Paulo.
O conteúdo foi gerado por uma ferramenta de inteligência artificial.
O que diz o post
"Elon Musk fez o M de Marçal", diz a legenda de publicações no Threads e no Facebook.
Abaixo, há a imagem de um homem, que seria Elon Musk, usando um boné azul com a letra "M" estampada. Com a mão direita, ele também faz o sinal do "M". Ambos foram símbolos usados por Marçal durante a campanha eleitoral.
Por que é falso
Foto foi gerada por inteligência artificial. Ao submeter a imagem do post enganoso ao TrueMedia.org (aqui e abaixo), especializado em identificar alterações desse tipo de conteúdo, a ferramenta constatou "evidências substanciais de manipulação", como a desproporcionalidade entre os dedos e a mão direita em relação ao restante do corpo. Isso é comum em imagens geradas por IA. Além disso, há aspectos artificiais no rosto.
Não há menção de apoio de Musk a Marçal na grande imprensa. Pesquisa no Google em português (aqui) ou em inglês (aqui) não traz qualquer referência da grande imprensa sobre um possível apoio de Musk à candidatura de Marçal.
Postagens antigas já tentavam associar Musk a Marçal. Esta não é a primeira vez que publicações desinformativas tentam ligar o bilionário ao ex-coach. Um vídeo enganoso de Musk pedindo apoio a Marçal circulou pelas redes sociais anteriormente com legendas e áudio alterados; o conteúdo original não tinha qualquer relação com as eleições municipais, como verificado em diversas checagens (aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui).
Marçal está fora do segundo turno em São Paulo. Com 28,14% dos votos válidos, Marçal ficou em terceiro lugar e está fora da disputa pela Prefeitura de São Paulo. Ricardo Nunes (MDB), com 29,48%, e Guilherme Boulos (PSOL), com 29,07%, vão se enfrentar no segundo turno (aqui).
Viralização. Uma postagem no Facebook tinha mais de 56 mil reações e 2.000 compartilhamentos até a tarde desta quarta-feira (9).
Este conteúdo também foi checado pela Agência Lupa.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.