Justiça não cassou candidatura de Boulos nem Marçal vai para segundo turno
O candidato Guilherme Boulos (PSOL) não teve a candidatura cassada pela Justiça Eleitoral nem Pablo Marçal (PRTB) vai disputar o segundo turno para a Prefeitura de São Paulo, como afirmam posts compartilhados nas redes sociais.
A Justiça Eleitoral de São Paulo já desmentiu o conteúdo desinformativo. Boulos vai concorrer com Ricardo Nunes (MDB) nas urnas no dia 27 de outubro.
O que diz o post
Uma imagem com a frase "Justiça cassa Guilherme Boulos e Pablo Marçal vai para segundo turno com Ricardo Nunes" atribuída a um "Jornal da cidade" é compartilhada nas redes sociais.
A captura de tela é de um vídeo do YouTube com o seguinte título: "A MAIOR REVIRAVOLTA DA HISTÓRIA! BOULOS CASSADO MARÇAL ASSUME SEGUNDO TURNO COM RICARDO NUNES".
Por que é falso
TRE-SP desmente alegação. A Justiça Eleitoral de São Paulo publicou uma nota no site oficial em que afirma que o tribunal não cassou a candidatura de Boulos (aqui): "É falsa a informação circulando na internet de que o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo cassou a candidatura de Guilherme Boulos, o que o impediria de concorrer no segundo turno para eleição da Prefeitura de São Paulo."
Não há registro de que a Justiça tenha cassado a candidatura de Boulos. Em uma busca no Google pelo assunto não há qualquer correspondência que corrobore a alegação em fontes da imprensa profissional (aqui).
Resultado permanece inalterado. Segundo o portal de Resultados das Eleições do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) (aqui), com 29,48% dos votos, Nunes enfrentará Boulos, que teve 29,07%, no segundo turno das eleições municipais de 2024.
A diferença entre Boulos e Marçal foi de 56.853 votos.
Viralização. No YouTube, o vídeo com o conteúdo desinformativo registrava mais de 173 mil visualizações até esta terça-feira (8).
Este conteúdo também foi verificado por Lupa e Aos Fatos.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.