Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


É falso que membros de facção tenham 'sequestrado' urnas em Jandira (SP)

8.out.2024 - Bandidos não levaram urnas em Jandira; foto mostra facção do Equador Imagem: Arte/UOL Confere sobre reprodução/Instagram

Ricardo Espina

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/10/2024 13h36

É falso que membros de uma facção criminosa tenham "sequestrado" as urnas eletrônicas de Jandira (SP) nas eleições municipais do último domingo (6), como afirma um post compartilhado nas redes sociais.

O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) negou qualquer ocorrência do tipo na cidade. Além disso, post usa a imagem de um grupo de bandidos equatorianos de 2023.

O que diz o post

"Urgente em Jandira facção sequestrou as urnas eletrônicas, TSE está negociando o resgate", diz o texto da publicação.

Abaixo, há uma foto com várias pessoas encapuzadas, fortemente armadas e fazendo um gesto com a mão. Ao lado, há a imagem de uma urna eletrônica.

Por que é falso

Não houve roubo de urnas em Jandira. Ao UOL Confere, o TRE-SP negou ter havido qualquer problema deste tipo: "Não há registros de ocorrências semelhantes no estado".

Doutor Sato (PSD) foi eleito prefeito. Com 52,75% dos votos válidos, o candidato à prefeitura do município superou Paulo Barufi (União Brasil), que teve 21,91%, Veinho (PL), com 16,23%, e Paulinho Bururu (PT), com 9,51% (aqui).

Foto mostra grupo de criminosos equatorianos. Por meio de busca reversa (aqui), verifica-se que a imagem usada no post desinformativo mostra o grupo armado Los Lobos, que age no Equador (aqui).

Imagem é de 2023. Em vídeo publicado no X (antigo Twitter), um grupo de homens armados pertencentes à facção criminosa Los Lobos assumiu a autoria do ataque que matou Fernando Villavicencio, então candidato à Presidência do Equador, em agosto de 2023 (aqui, aqui e abaixo).

Viralização. Até a tarde desta quarta-feira (9), uma postagem no Instagram tinha mais de 5.000 curtidas.

Este conteúdo também foi checado por Reuters.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.

5 dicas para você não cair em fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

É falso que membros de facção tenham 'sequestrado' urnas em Jandira (SP) - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


UOL Confere