Promoção das lojas Wap com Leonardo não existe; post tenta aplicar golpe

É falso o vídeo compartilhado nas redes sociais em que o cantor Leonardo divulga uma parceria com as lojas Wap oferecendo eletrodomésticos da empresa como prêmio.

A voz de Leonardo foi manipulada digitalmente e a publicação tenta aplicar um golpe. Além disso, a empresa disse ao UOL Confere que não realiza ações envolvendo produtos em redes sociais.

O que diz o post

O vídeo mostra o cantor Leonardo detalhando uma suposta parceria dele com as lojas Wap, na qual 900 pessoas seriam presenteadas com produtos como ferramentas e eletrodomésticos: "Eu vou te dar uma ferramenta da Wap de graça. É isso mesmo".

De acordo com a postagem, a promoção seria em comemoração "aos 30 anos da empresa no Brasil". Para ganhar o suposto prêmio, o usuário é orientado a clicar em um site indicado na postagem e responder a algumas perguntas sobre a Wap.

Por que é falso

Wap não realiza vendas ou ações em mídias sociais. Em nota ao UOL Confere, a assessoria de imprensa da empresa afirma que qualquer ação relacionada a produtos ocorre exclusivamente no site oficial (aqui) ou em lojas parceiras, comércio eletrônico ou físicas. "Estamos dedicados a combater práticas fraudulentas que prejudicam a imagem da WAP e afetam nossos consumidores. Em vista disso, já realizamos denúncia a respeito do site objeto de reclamação junto à plataforma Axur, bem como diretamente ao Instagram/Facebook/Marketplace, solicitando derrubada da página fraudulenta o mais breve possível."

Empresa faz alerta contra fraudes. Em seu site oficial (aqui), a Wap tem uma seção na qual chama a atenção de seus clientes para que não caiam em golpes e fraudes (aqui). Também há dicas de prevenção contra produtos genéricos e de qualidade duvidosa.

Vídeo original de Leonardo divulgava show em São Paulo (SP). A publicação enganosa utiliza o trecho inicial de um vídeo publicado pelo cantor em suas redes sociais em 6 de junho (aqui e abaixo). Nele, o artista convida os fãs para assistir ao show "Amigos", no estádio Allianz Parque, no dia seguinte. Ele ainda destaca que a renda do espetáculo, que contou com Chitãozinho & Xororó e Zezé di Camargo & Luciano, seria revertida para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Não há qualquer menção à empresa Wap.

Continua após a publicidade

Voz do cantor foi manipulada digitalmente em post enganoso. Ao submeter o vídeo compartilhado nas redes sociais à análise do TrueMedia.org, especializado em identificar alterações nesse tipo de conteúdo, a ferramenta apontou "evidências substanciais de manipulação" (aqui e abaixo).

Imagem
Imagem: Reprodução

Leonardo não comentou caso. O UOL Confere entrou em contato com a assessoria do cantor. Entretanto, até a publicação desta matéria, não obteve resposta.

Como funciona o golpe? Ao clicar no site indicado na postagem falsa, o usuário é direcionado para um quiz sobre a Wap. Após responder às perguntas, o consumidor vai para outra página e deve escolher um dos produtos da marca que supostamente fariam parte da promoção. Passada esta etapa, deve-se preencher um formulário com dados pessoais e o CEP para calcular a taxa de envio. No site Reclame Aqui, usuários relatam que fizeram pagamentos via Pix para cobrir supostos custos com frete, Correios e complemento do frete, sem receber produto algum (aqui).

Viralização. Até a tarde segunda-feira (16), uma postagem no Facebook tinha mais de 83 mil visualizações e mais de 1.000 curtidas.

Este conteúdo também foi checado pelo Estadão.

Continua após a publicidade

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.