Príncipe Harry não chamou Lula de 'deus brasileiro'
É falso que o príncipe Harry tenha chamado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de "deus brasileiro".
Posts compartilhados nas redes sociais apresentam uma dublagem falsa em português. No vídeo original, Harry não cita o presidente brasileiro.
O que diz o post
A postagem contém o seguinte título: "Príncipe Harry disse Lula é um deus brasileiro". Abaixo, há o vídeo de um discurso do príncipe Harry. Um narrador diz: "Lula é considerado praticamente um Deus no Brasil pelo seu grande reconhecimento do povo brasileiro, afirma o príncipe Harry em uma entrevista no Reino Unido".
"Lula foi um ídolo da minha avó. Ela sempre dizia que ele era um homem muito justo", continua o narrador, atribuindo a fala ao príncipe, como se ele se referisse à rainha Elizabeth II.
Por que é falso
Imagens são de premiação; áudio foi substituído. Por meio de busca reversa (aqui), verifica-se que o príncipe britânico discursou na cerimônia anual de premiação do WellChild Awards, como se nota pela placa localizada no púlpito (aqui e abaixo). O evento foi realizado em 30 de setembro em Londres, como divulgado pela imprensa local (aqui, aqui e aqui, em inglês). Desde 2007, o Duque de Sussex é patrono da instituição, que cuida de crianças com doenças graves (aqui, em inglês).
Príncipe não mencionou Lula em discurso. Em momento algum Harry faz qualquer menção a Lula ou ao Brasil em sua fala durante a cerimônia. O Duque de Sussex falou dos desafios dos profissionais da instituição em manter a positividade, disse admirar o cuidado e a dedicação dos pais e parentes das crianças atendidas e deixou uma mensagem de alegria a todos os presentes ao evento. A peça desinformativa usa uma dublagem que não corresponde à fala de Harry.
Não há registro de que Harry tenha chamado Lula de "deus". Em busca no Google, tanto com termos em português (aqui) como em inglês (aqui), não há qualquer menção na grande imprensa nacional e internacional sobre eventual elogio do Duque de Sussex ao presidente do Brasil.
Viralização. Uma publicação no Instagram tinha 10 mil curtidas até a tarde desta quarta-feira (23).
Este conteúdo também foi checado por Aos Fatos.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.