É falso vídeo em que Vini Jr reage com xingamentos sobre Bola de Ouro
É falso que Vinicius Júnior tenha xingado a Fifa e o jogador Rodri, afirmando em uma entrevista que foi roubado ao perder a Bola de Ouro. Um vídeo que circula nas redes sociais foi manipulado, com inserção de áudio, a partir de uma entrevista de 2021.
A assessoria de imprensa do jogador disse que ele não deu nenhuma entrevista nem vai comentar a premiação.
O que diz o post
Vídeo com a imagem do jogador Vini Júnior é manipulado como se ele tivesse dito que foi roubado ao perder a Bola de Ouro e xingado o jogador Rodri e a Fifa.
Conteúdo é compartilhado com a seguinte legenda: "Vini Jr mandou a Fifa e o Rodri tomarem no ..."
Por que é falso
Áudio do vídeo foi manipulado por IA. A voz do jogador está mecanizada e o som não tem modulações. Ao submeter o conteúdo ao TrueMedia.org, detector de fake news online, a ferramenta sinalizou que há substanciais evidências de que o áudio foi criado por inteligência artificial (aqui).
Imagens originais são de uma entrevista de 2021. Por meio de uma busca reversa de frame do vídeo, foi possível localizar o vídeo original (aqui). Há sinais que indicam que se trata do mesmo vídeo usado no post desinformativo, como a luva usada pelo jogador na mão direita, o gesto que ele faz enquanto fala, e a marca d'água da TNT Sports no canto superior direito do vídeo. Na ocasião, o jogador do Real Madrid comentava um jogo em que o time perdeu por 2 a 0 contra o Chelsea. Veja abaixo:
Prêmio não é da Fifa. No vídeo manipulado, o jogador brasileiro ofende a Fifa, mas a entidade não participa da organização da premiação. A Bola de Ouro é concedida ao melhor jogador do mundo pela revista France Football.
Jogador não comenta Bola de Ouro. Ao UOL Confere, a assessoria de Vini Júnior disse que ele não deu nenhuma entrevista sobre o tema nem vai comentar a premiação.
Ele se pronunciou no X após perder o prêmio. "Eu farei 10x se for preciso. Eles não estão preparados", escreveu. O brasileiro perdeu o prêmio para o jogador espanhol Rodri, e ficou em segundo lugar.
Vini Júnior é atuante em denunciar casos de racismo no futebol. O jogador brasileiro é frequentemente alvo de ataques racistas na Espanha.
Viralização. Um post com o conteúdo desinformativo registrava mais de 1.000 reproduções no Instagram.
Este conteúdo também foi verificado por Aos Fatos.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.