MP não pediu para Palmeiras perder 50 pontos no Brasileirão após emboscada

O Ministério Público de São Paulo não entrou com um pedido para que o Palmeiras perca 50 pontos no Campeonato Brasileiro após a emboscada da Mancha Verde a integrantes da Máfia Azul, torcida organizada do Cruzeiro, como afirmam posts que circulam pelas redes sociais.

Uma montagem imita o layout do portal Globo Esporte para tentar dar credibilidade a um conteúdo falso. O MP-SP negou ter pedido qualquer punição ao clube paulista.

O que diz o post

Publicações compartilham a imagem de uma suposta notícia publicada pelo Globo Esporte no último domingo (27), mesma data do ataque aos torcedores cruzeirenses, cujo título é: "Palmeiras pode perder 50 pontos no campeonato brasileiro devido aos crimes cometidos pela sua torcida".

"MPSP deu entrada nesta tarde de domingo ao pedido de retirada dos pontos do time envolvido em brigas de torcida", diz o texto que completa a chamada da suposta reportagem.

Por que é falso

Procuradoria não pediu para clube perder pontos. Ao UOL Confere, o MP-SP afirmou que "as informações sobre esse assunto não são verídicas". A Procuradoria acrescentou que a FPF (Federação Paulista de Futebol) acolheu recomendação do órgão e proibiu a presença da Mancha Verde nas praças desportivas de todo o Estado de São Paulo (aqui).

MP-SP acompanha investigação. Em nota pública (aqui), a Procuradoria afirma que o caso de violência entre torcidas "é inaceitável e representa uma grave afronta à segurança pública". Por isso, o órgão solicitou a entrada do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) nas investigações e justificou seu pedido por haver "firmes evidências de que algumas torcidas organizadas atuam como verdadeiras facções criminosas".

Globo Esporte não publicou notícia sobre perda de pontos. Em uma busca no índice geral de notícias do Globo Esporte (aqui), não há qualquer matéria mencionando alguma punição esportiva ao Palmeiras por conta do episódio de violência envolvendo torcedores. Ao pesquisar pelo termo "Palmeiras pode perder 50 pontos" no Google (aqui), os resultados remetem a outras checagens desmentindo a informação (aqui e aqui).

Ataque causou a morte de torcedor do Cruzeiro. A emboscada de torcedores palmeirenses a um ônibus com membros da Máfia Azul ocorreu na madrugada de domingo na rodovia Fernão Dias, na altura da cidade de Mairiporã (SP). O veículo foi incendiado e a estrada foi interditada no sentido Belo Horizonte. Um homem de 30 anos morreu e 17 pessoas ficaram feridas (aqui). O TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) decretou a prisão temporária por 30 dias do presidente e do vice da Mancha Verde, além de outros quatro integrantes (aqui). A Polícia Civil de São Paulo tem uma série de indícios do envolvimento de lideranças da Mancha Verde no ataque (aqui) e foca em ampliar os pedidos de prisão de envolvidos na emboscada (aqui). A torcida organizada do Palmeiras negou qualquer envolvimento no episódio (aqui) e a defesa diz que não teve acesso ao processo (aqui).

Continua após a publicidade

Viralização. Uma publicação no Threads tinha mais de 1.300 curtidas até a tarde desta quinta (31).

Este conteúdo também foi checado pelo Estadão.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.