Promoção com ração grátis para cachorro é falsa; post tenta aplicar golpe
Ricardo Espina
Colaboração para o UOL
26/11/2024 14h48
É falso que a PremieRpet esteja entregando gratuitamente pacotes de ração para cachorro a quem participar de um quiz na internet.
Ao UOL Confere, a empresa negou que tenha promoção semelhante, alertou para fraude e reforçou que ofertas são veiculadas exclusivamente nos canais oficiais da marca.
Trata-se de um golpe. O usuário é levado a um site suspeito e induzido a pagar um valor atribuído ao frete de um suposto brinde anunciado na publicação. Contudo, a pessoa nunca recebe o produto.
O que diz o post
Em vídeo, tutora alimenta seu cachorro com um pote de ração da PremieRpet. Ao fundo, uma narradora diz que, após responder a uma pesquisa no site da empresa, após seis dias, ela "ganhou dois pacotes gigantes de ração" e "um brinquedo maravilhoso" para o pet. "Clique em 'saiba mais' para acessar", completa.
"RESTAM SOMENTE ULTIMOS PACOTES! Aproveite enquanto ainda da tempo!", diz a mensagem que acompanha o post.
Por que é falso
Promoção não existe. A PremieRpet afirmou que não realizou qualquer oferta como a exibida nos posts enganosos: "A PremieRpet informa e esclarece que não realiza nenhum tipo de venda direta ao consumidor e não fornece ou pede nenhuma informação pessoal ou bancária sobre pagamentos, em nosso site oficial (aqui) nem por meio de nossas redes sociais oficiais".
PremieRpet alerta para perfis falsos e golpes. Em suas redes sociais (aqui e aqui), a empresa chama atenção para promoções enganosas envolvendo seu nome (aqui, aqui, aqui e aqui e abaixo): "Sites e perfis que oferecem supostos benefícios, como produtos grátis e sorteios, não possuem ligação alguma com a PremieRpet". A marca ainda orienta o consumidor a entrar em contato por seus canais oficiais em caso de dúvidas.
Como funciona o golpe. Ao clicar no link indicado pela publicação fraudulenta, o usuário é redirecionado para uma página similar à da PremieRpet, contendo um quiz sobre produtos. Em seguida, o site pede os dados pessoais da pessoa e há um aviso de que a entrega do brinde será feita mediante o pagamento do frete, de R$ 37. No site Reclame Aqui, consumidores relatam que não receberam qualquer código de rastreio da encomenda ou mesmo que o pedido não foi concluído após pagamento (aqui, aqui e aqui).
Viralização. Um post com o conteúdo falso tinha 83 mil reproduções nesta terça-feira (26).
Caí em um golpe. E agora?
Registre o boletim de ocorrência imediatamente. A recomendação é do delegado Carlos Afonso Gonçalves, da Divisão de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil de SP. No estado de São Paulo, o registro pode ser feito de forma virtual pelo site da Delegacia Eletrônica (aqui).
Faça uma reclamação contra a empresa no Procon. A orientação é da Secretaria Nacional do Consumidor. Veja quais são os canais e contatos para fazer a denúncia em cada estado do país aqui.
Entre em contato com o seu banco ou operadora do cartão de crédito para denunciar a fraude e tentar o estorno do valor.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.