Vídeo de blindado em favela no Rio é cena de filme, não de ação policial

Publicações em redes sociais compartilham o vídeo de um veículo blindado passando por uma rua de uma comunidade do Rio como se fosse uma operação policial real.

A cena, porém, faz parte das gravações do filme nacional "Na Linha de Fogo", produzido pela AfroReggae Audiovisual com coprodução da Globoplay e Star Original Productions (selo da The Walt Disney Company voltado para o cinema nacional).

O que diz o post

O vídeo mostra um veículo blindado avançando pela rua e desviando de obstáculos em meio a muita fumaça. É possível ouvir barulhos de explosões e de tiros. Um homem armado também passa correndo pelo local e tenta se esconder entre os carros estacionados. Duas pessoas sentadas em uma espécie de andaime observam a cena do alto.

"Aperitivo de sexta-feira aqui no Rio. Quase expandiu o blindado", diz o texto que acompanha a publicação. Em algumas postagens o vídeo ainda traz escrito: "jente parece cena de filme mais não e vila cruzeiro dês de 4horas".

Por que é falso

Imagens são de ações ficcionais, e não de operação real. Diversos comentários na publicação enganosa alertam que as imagens seriam de uma gravação da série "Arcanjo Renegado", da Globoplay. Em contato com o UOL Confere, a assessoria da Globo explicou que a referida cena não fazia parte de sua produção, mas possivelmente seria do filme "Na Linha de Fogo", já que ambos são rodados na mesma região —o Complexo da Maré, no Rio.

Cena registrada faz parte de filme nacional. O UOL Confere procurou a assessoria de imprensa da Disney, que confirmou tratar-se de um filme. "[A cena] Faz parte do set de filmagens do filme nacional 'Na Linha de Fogo', que está em gravações desde outubro em Nova Holanda, no complexo da Maré, Rio de Janeiro".

Filme tem estreia prevista para 2026. "Na Linha de Fogo" é o primeiro dos quatro filmes da parceria entre Globo e Disney, firmada em 2023 (aqui). O longa, que deve chegar aos cinemas em 2026, retrata a disputa territorial entre traficantes e policiais e o impacto deste conflito sobre a população local. Com direção de Afonso Poyart, a produção conta com nomes como Nathalia Dill, Juliano Cazarré, William Nascimento e Dilsinho Oliveira no elenco.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Continua após a publicidade

Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.