CET implementa hoje proibição "branca" de caminhões na marginal Pinheiros; multas só em 30 dias
Proibidos de circular na Bandeirantes, caminhoneiros reclamam de falta de segurança e más condições no Rodoanel
A partir desta segunda-feira (2), começa o período de adaptação para que os caminhões deixem de circular durante o período diurno nas pistas da marginal Pinheiros e nas avenidas Bandeirantes e Roberto Marinho.
Nos próximos dias, faixas informativas serão instaladas nas vias orientando os motoristas sobre as novas regras, que começarão a valer realmente em 30 dias, quando os infratores passarão a ser multados (R$ 85,12 e quatro pontos na carteira). A ideia é que tais veículos passem a utilizar o trecho sul do Rodoanel para atravessar a capital paulista.
O prazo foi estabelecido, inclusive, para que as placas sobre a proibição fiquem prontas e possam ser instaladas na via. A decisão da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) desautoriza o trânsito de caminhões de segunda-feira a sexta-feira, entre as 5 horas e 21 horas. Na pista expressa da marginal Tietê, o tráfego de motos também será proibido –mas as multas devem começar de fato em 15 dias.
De acordo com a prefeitura, com as restrições, haverá maior liberdade para a circulação dos chamados Veículos Urbanos de Carga (VUCs), caminhões que têm até 6,3 metros de comprimento e que podem levar mais de 4 toneladas de carga.
Até então, tais veículos –cerca de 7.000 no município– deveriam obedecer um rodízio específico, em que carros com placas de final par só podem transitar em dias pares e ímar. A partir de hoje, os VUCs ficam livres dessa restrição especial e passam a obedecer somente os horários das 10h às 16h e das 21h às 5h, únicos períodos em que poderão circular pelo chamado centro expandido durante a semana.
Repercussão
O Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (Setcesp) diz que "recebeu com alegria a notícia de que o VUC não terá mais que obedecer ao rodízio especial de placa par e placa ímpar para circular na Zona de Máxima Restrição à Circulação de São Paulo".
Em contrapartida, a entidade afirma que o aumento das vias restritas a circulação dos caminhões foi recebido com surpresa pela entidade. Segundo o Setcesp, "o uso do trecho sul do Rodoanel para o tráfego de passagem é o mais adequado, mas a via apresenta problemas de falta de segurança, com trechos longos sem sinal de celular, vital para o bom funcionamento dos sistemas de rastreamento dos caminhões".