Zulmair Rocha/UOL

Chuvas

Ciclone extratropical provoca chuva forte no Sul; SC tem 25 cidades em emergência

Do UOL Notícias
Em São Paulo

A formação de um ciclone extratropical provoca chuvas em parte da região Sul do país nesta segunda-feira (17), e a previsão é de temporais, queda de granizo e ventos fortes em diversas áreas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, segundo a Somar Meteorologia. As chuvas atingem principalmente o extremo norte do RS, boa parte de Santa Catarina e o centro, oeste e sul do Paraná, com valores superiores a 60mm.

De acordo com o último balanço divulgado pela Defesa Civil de Santa Catarina, 25 cidades estão em situação de emergência em decorrência dos temporais que atingem o Estado desde a semana passada. Mais de 266 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas, sendo que 3.742 estão desalojadas (na casa de amigos ou parentes) e 415 desabrigadas (em abrigos públicos).

Veja as cidades que decretaram emergência em Santa Catarina


  •  

Ainda segundo a previsão, as rajadas de vento mais intensas devem ocorrer no interior do Paraná, passando dos 100km/h no período da noite. Além disso, a temperatura permanece baixa em toda a região e a máxima de hoje não passa dos 20°C. Por conta dos ventos fortes, a sensação será de mais frio e pode chegar a temperaturas negativas em algumas localidades.

"Especificamente no sudoeste do Paraná, o ciclone deve trazer acumulado de 110mm até a manhã de terça-feira, correspondendo a 75% da média de maio", afirma o meteorologista Celso Oliveira.

No Sudeste, esta segunda-feira (17) será de sol e poucas nuvens no ES, norte do RJ e em grande parte de MG, de GO e no DF, segundo informações do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). No sul e sudoeste de SP haverá chances de pancadas de chuva no decorrer do dia.

Terça-feira
Amanhã, o ciclone extratropical provoca mais chuva no Sul, sendo que os maiores temporais, ainda com risco de granizo, atingem o oeste, sul e leste do Rio Grande do Sul, centro e leste de Santa Catarina e boa parte do Paraná. As rajadas de vento chegam em torno dos 90km/h em boa parte dos três Estados, inclusive nas três capitais. A temperatura também permanece baixa, com sensação de mais frio.

Segundo os meteorologistas da Somar, a partir da quarta-feira (19) o ciclone se afasta para o mar e a previsão é de chuvas com baixo acumulado em algumas áreas da região Sul.

Veleiro à deriva
A Marinha informou na manhã desta segunda-feira (17) que está acompanhando o veleiro que está à deriva com um casal de argentinos no litoral do município de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, desde a manhã de ontem. De acordo com a Marinha, desde que recebeu o chamado, o Salvamar Sul mantém o acompanhamento da embarcação Baby Sac, a cerca de 70 milhas da costa, perto do Farol de Albardão.

Ainda segundo a Marinha, embora não tenha havido nenhum pedido de socorro por parte dos tripulantes, a Marinha irá acionar o seu navio de serviço, o rebocador de alto-mar Tritão para prestar apoio aos argentinos, conduzindo-os para o Porto do Rio Grande.

*Com informações da Agência Estado

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos