Municípios completam uma semana sem água e sem energia em Alagoas
Desabrigados do Nordeste driblam dificuldades para ver a seleção
-
Daniela Paixão e Derek Sismotto, enviados especiais do UOL Notícias a Alagoas, mostram como os moradores de Branquinha e de União dos Palmares acompanharam o empate por 0 a 0 entre Brasil e Portugal
Uma semana após o início das enchentes dos rios Mundaú, Paraíba, Camaragibe, Jacuípe e Canhoto, quatro municípios alagoanos ainda seguem sem energia elétrica nesta sexta-feira (25), enquanto outros cinco não contam com abastecimento de água.
Segundo a Eletrobras Distribuição, as cidades de Ibateguara, São José da Laje, Santana do Mundaú e Branquinha continuam completamente às escuras, sem previsão de retorno do serviço.
“Cerca de 34 mil consumidores ainda estão sem energia, dos quase 62 mil existentes nas cidades afetadas”, explicou a empresa em nota.
As cidades de Quebrangulo, União dos Palmares, Paulo Jacinto, Murici e Rio Largo também enfrentam problemas parciais de fornecimento, segundo a empresa, mas a maioria dos bairros já está com energia elétrica.
Já na questão do abastecimento de água, a Companhia de Saneamento de Alagoas informou que as cidades de Branquinha, Murici, Paulo Jacinto, Capela e Jacuípe estão com o fornecimento completamente suspenso.
Para suprir a necessidade da população, 22 carros-pipa, com 15 mil litros cada um, estão sendo distribuídos nos municípios. A base de distribuição foi estabelecida no município de Joaquim Gomes.
Sem necessidade de comida e água potável
A Defesa Civil de Alagoas informou também nesta sexta-feira que não necessita mais, pelo menos momentaneamente, da doação de comida e de água potável. Após cinco dia de campanhas e doações da população, do governo federal e dos Estados, o estoque foi suprido e está sendo distribuído.
Segundo o boletim da Defesa Civil, o apelo agora é por material de higiene e limpeza, velas, fósforos e fraldas descartáveis. Os municípios de Santana do Mundaú, União dos Palmares, Branquinha e Murici ainda necessitam desses produtos.
De acordo com os números da Defesa Civil, Alagoas contabiliza 34 mortos, 76 desaparecidos, 26.618 desabrigados e 47.897 desalojados por conta das enchentes.
Ao menos 28 municípios foram atingidos, dos quais 15 decretaram estado de calamidade pública e quatro estão em situação de emergência. Permanecem sem abastecimento de água as cidades de Branquinha, Murici, Paulo Jacinto, Capela e Jacuípe.
Leia mais
- Caixa lança plano para atender municípios nordestinos atingidos pela chuva
- Governo estuda mudar lei para ser "mais rápido" em caso de catástrofes
- Governadores culpam excesso de chuvas por tragédia e refutam hipótese de rompimento de barragens
- Lula compara enchentes no Nordeste a terremoto no Haiti
- Às vésperas das férias, Alagoas apela para não perder turistas após caos das chuvas
- Mais em UOL Notícias
- Imagens desta sexta
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.