Em Porto Alegre, desalojados começam a voltar para casa após temporal do fim de semana
Mais de 24 horas depois da chuva prevista para um mês ter despencado em apenas uma manhã, as famílias desalojadas começaram a voltar para casa na tarde do domingo (27), em Porto Alegre. Mais de cem pessoas tiveram de deixar suas moradias.
A Defesa Civil do município começou a liberar as primeiras casas ontem à tarde, depois que o nível dos arroios Capivari e Cavalhada começou a baixar. As áreas mais afetadas pela chuva de sábado (26) se localizam no extremo sul da cidade.
No bairro Belém Novo, a média de chuva esperada para junho era de 132 milímetros, mas apenas na madrugada e na manhã de sábado a precipitação registrada chegou a 136 milímetros.
A cidade registrou pontos de alagamento também nos bairros Tristeza, Ipanema e Ponta Grossa. Cerca de 30 famílias ficaram desalojadas, segundo a Defesa Civil. Elas foram abrigadas no salão paroquial de uma igreja.
O coordenador da Defesa Civil de Porto Alegre, Léo Antonio Bulling, disse que a prefeitura atendeu a mais de 50 chamados em menos de 12 horas de precipitação. Algumas famílias conseguiram sair de casa apenas com a roupa do corpo, devido à força da água.
Muitos desabrigados estão alojados em casas de vizinhos ou parentes. A prefeitura informou que vai fornecer cestas básicas às vítimas da enchente. No final de semana, equipes volantes distribuíram cobertores e colchonetes para as famílias que tiveram de sair de casa.
Em Guaíba, a 20 quilômetros de Porto Alegre, a chuva também obrigou dezenas de pessoas a deixarem suas residências. Segundo a Defesa Civil do Estado, os desalojados devem voltar para suas casas apenas na manhã desta segunda-feira (28).
“A tendência agora é o tempo melhorar e as temperaturas baixarem”, disse o chefe da divisão de comunicação do órgão, capitão Alexsandro Goi. Ele relatou que as equipes de auxílio retiraram muito lixo das bocas-de-lobo em Guaíba e Porto Alegre, que impediam o escoamento da água da chuva.
Depois de um domingo ensolarado, a chuva voltou a castigar Porto Alegre na manhã de hoje, mas não há risco de novos temporais.
Os termômetros chegaram a registrar 27ºC na capital, enquanto que em cidades da região metropolitana a temperatura encostou nos 30ºC. Com isso, segundo a meteorologia, a chuva deve continuar no Estado pelo menos até a quarta-feira (30).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.