Lula pede antecipação de pagamento de benefícios para vítimas da chuva no Nordeste
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou nesta segunda-feira (28) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ao Ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, faça um plano para antecipar -- nas cidades do Nordeste atingidas pelas chuvas -- a liberação de benefícios para trabalhadores rurais e para os que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada), destinado idosos a partir de 65 anos e pessoas com deficiência, incapacitadas de trabalhar.
Padilha reiterou que os governos de Alagoas e Pernambuco já têm à disposição R$ 275 milhões, verba vinda do orçamento de R$ 1,2 bilhão da Medida Provisória 490, editada há duas semanas.
O ministro afirmou ainda que Lula pediu que sejam enviados dois funcionários do governo, um para cada Estado, para agilizar e auxiliar nas informações sobre as necessidade das regiões afetadas.
O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o general Armando Jorge Félix, que coordena o gabinte de crise, viajará novamente à região. Além dele, representantes do Banco do Brasil, do BNB (Banco do Nordeste do Brasil) e da Caixa também visitarão os Estados para articular com a população financiamentos para pessoas físicas e empresas que perderam seus empreendimentos comerciais e industriais com as enchentes.
Uma nova medida provisória deve ser editada pelo Executivo, ainda sem data definida, contemplando recursos para o Ministério da Educação agilizar o envio de verbas para a reconstrução de escolas e para o Ministério dos Transportes agilizar a reconstrução e reparos de estradas.
As chuvas já deixaram 53 mortos nos Estados de Pernambuco e Alagoas, sendo 19 mortes em Pernambuco e 34 em Alagoas. No dois Estados, 26 municípios decretaram estado de calamidade pública, dos quais 14 alagoanos e 12 pernambucanos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.