Operação da PF tira 1,6 milhão de pedras de crack de circulação no RS
Uma operação da Polícia Federal (PF) em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, apreendeu nesta terça-feira (13) 146,8 quilos de cocaína em pó e de pasta-base de um grupo de traficantes que atuava nos três Estados do Sul.
A droga, segundo a PF, seria usada para a fabricação de 1,6 milhão de pedras de crack. Com apoio da Brigada Militar (BM), a polícia conseguiu prender 40 suspeitos de integrarem a quadrilha, investigada desde agosto do ano passado.
Além da cocaína, a PF apreendeu cinco armas de calibre restrito, munição, joias e veículos. O objetivo da ação, batizada de Operação Rio Branco, era desarticular um grupo de traficantes que agia com criminosos em 12 cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Durante a manhã, foram cumpridos 45 mandados de prisão e 46 mandados de busca e apreensão. Na investigação, a polícia já havia apreendido mais de cem quilos de pasta-base de cocaína – matéria-prima utilizada para a fabricação de crack.
A quadrilha, segundo o delegado Diogo Caneda dos Santos, que coordenou a operação, recebia a droga por Foz do Iguaçu (PR) e transportava a mercadoria em fundos falsos de veículos de passeio, no chamado tráfico formiguinha. Além de ser distribuída no Rio Grande do Sul, o bando também tinha conexões em São José (SC), região metropolitana de Florianópolis.
O delegado informou que dois dos líderes da quadrilha estavam presos e comandavam as ações de uma penitenciária na cidade de Ijuí, região Norte do Rio Grande do Sul. Para despistar as investigações, a droga era paga com veículos comprados ilegalmente na Bahia. A PF acredita que os carros eram roubados e abasteceriam o mercado do Paraguai.
Mesmo com as detenções de suspeitos, Santos disse que a quadrilha não foi totalmente desarticulada pela polícia. Segundo ele, a PF já identificou outros ntegrantes que, com as prisões desta terça-feira, devem assumir o controle da operação.
"Esses grupos se reorganizam rapidamente. É preciso seguir com as operações de combate, especialmente nas regiões de fronteira", afirmou.
Em outra operação realizada nesta manhã, a PF cumpriu 22 mandados de prisão e outros dez de busca e apreensão contra uma quadrilha de traficantes que tinha sua base em Itajaí (SC).
O bando embarcava drogas para o Brasil através de Foz do Iguaçu (PR) e Santana do Livramento (RS). A PF prendeu 17 pessoas suspeitas de integrar a quadrilha, mas não informou sobre apreensão de drogas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.