Topo

Frente fria e ciclone no Uruguai trazem chuva, frio e vento forte na região Sul

Do UOL Notícias

Em São Paulo

20/07/2010 07h00

Uma nova frente fria deixa o tempo com chuva na região Sul do país nesta terça-feira (20). Segundo o Epagri/Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia do Estado), a previsão para Santa Catarina é de muitas nuvens, tempo instável, trovoadas e chuva ocasional, com intensidade fraca a moderada.

No litoral catarinense, as rajadas de vento podem chegar a 80km/h devido a formação de um ciclone extratropical na altura do Uruguai. O mar fica agitado na região.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul também prevê chuva no Estado devido ao fenômeno chamado "vórtice ciclônico", que intensifica as correntes de ar que sobem até as camadas mais altas da atmosfera, levando umidade e aumentando a quantidade de água dentro das nuvens.

De acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), chove no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no sudoeste do Paraná, regiões que na semana passada enfrentaram temperaturas baixíssimas.

A chuva começou na quinta-feira (15) e se estendeu por todo o final de semana. Em Joinville (SC), foram 100 mm acumulados entre quinta-feira e domingo.

Ontem, as temperaturas despencaram em algumas cidades catarinenses. Concórdia e Chapecó amanheceram com temperatura de 18ºC (às 6h) e, no período da tarde (às 15h), os termômetros das cidades marcavam entre 7º e 8º, de acordo com o Epagri/Ciram.

Em Dionísio Cerqueira, Novo Horizonte e São Miguel D’Oeste, cidades localizadas no extremo-oeste, o amanhecer foi com temperaturas entre 14ºC e 15ºC. Às 15h, as cidades registraram 4ºC de temperatura mínima.

Segundo o Epagri/Ciram, essas quedas bruscas nas temperaturas estão relacionadas ao deslocamento da frente fria no Sul do país.