Cambará do Sul (RS) registra primeira neve do inverno; previsão é de mais frio

Especial para o UOL Notícias
Em Porto Alegre

Depois da tarde mais fria do ano, registrada nesta segunda-feira (2) em todo o Rio Grande do Sul, a noite gelada reservou a primeira nevasca do inverno no Sul do país. Com temperatura de 2ºC, os moradores de Cambará do Sul, na região gaúcha conhecida como campos de cima da serra, puderam observar o fenômeno durante pouco mais de 40 minutos, entre 22h50 e 23h30 de ontem.

A neve não chegou a acumular nas ruas da cidade, considerada uma das mais frias do Rio Grande do Sul e de apenas 7.000 habitantes. Mas, animou moradores e turistas, que saíram às ruas para acompanhar a queda dos flocos que, devido à chuva, logo derretiam. A precipitação não estava prevista pelos meteorologistas.

Segundo o meteorolgista Luiz Fernando Nachtigall, da Metsul Meteorologia, persiste a possibilidade de neve nas próximas horas e no decorrer desta terça nas áreas mais altas do nordeste gaúcho e do planalto sul catarinense. "Não se descarta nem mesmo a acumulação", disse.

Para ele, os modelos sugerem ainda a possibilidade de nevar nesta quarta-feira (4) entre as áreas mais altas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, além do Uruguai e do sul gaúcho. No Uruguai, entre a quarta e a quinta-feira (5) não se afasta de uma precipitação até mais expressiva.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a manhã amanheceu mais quente no Rio Grande do Sul nesta terça-feira (3) no Estado. A mínima foi registrada em Bagé, com -1,7ºC. Foi a única cidade a registrar temperatura negativa no Rio Grande do Sul. Em outras localidades do norte e do sul, os termômetros se aproximaram de 0ºC.

Nas cidadades de Jaguarão, Dom Pedrito e Chuí, no sul, as mínimas chegaram a 1ºC. Já em Canela e Vacaria, na serra, a temperatura mais baixa foi de 1,5ºC. Em Porto Alegre, os termômetros registraram 5,2ºC, segundo o Inmet.

A sensação térmica, entretanto, foi mais baixa nesta manhã em razão do vento. Em Soledade, na região central, onde as rajadas chegaram a 30 quilômetros por hora, a sensação foi de -6ºC. Em São José dos Ausentes, que na segunda-feira registrou temperatura de 1,3ºC às 15h, o vento provocou uma sensação de -5ºC ao amanhecer.

De acordo com o instituto, a alta circulação de umidade favorece a possibilidade de novos registros de neve. Nos próximos dois dias deve haver intensificação da umidade na parte leste do Rio Grande do Sul. As temperaturas devem continuar muito baixas, com as mínimas encostando em -3ºC na quarta-feira e de 0ºC na quinta.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos