Frio aumenta no Sul do país; 16 cidades já registraram neve nesta semana
Desde a segunda-feira (2), quando se intensificou a onda de frio no sul do país, a MetSul Meteorologia já registrou precipitação de neve em 16 cidades da região Sul --11 do Rio Grande do Sul e cinco de Santa Catarina. Os fenômenos foram variáveis, com a maioria dos registros de pequena intensidade.
No Rio Grande do Sul, o instituto registrou neve em Boa Vista do Buricá, Bom Jesus, Cambará do Sul, Caxias do Sul, Campestre da Serra, Canela, Crissiumal, Gramado, São Francisco de Paula, Tiradentes e Três de maio.
Em Santa Catarina, segundo a MetSul, o fenômeno atingiu as cidades de Bom Jardim da Serra, Lages, São Joaquim, Urubici e Urupema.
Pelo menos cinco cidades gaúchas registraram neve na noite desta terça-feira (3) e madrugada de quarta (4), segundo a MetSul. Cambará do Sul, Caxias do Sul, Campestre da Serra, Gramado e Vacaria foram atingidas por nevascas de fracas a moderadas, informou o instituto.
As precipitações da noite passada duraram entre 15 minutos e meia hora em boa parte das cidades. Em Gramado ocorreu o maior registro, com a neve acumulando nas calçadas e praças até o início da manhã. Segundo o instituto, foi a maior nevasca na cidade desde o inverno de 2000.
Como a quarta-feira será chuvosa e fria na maioria das regiões do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall não descarta a possibilidade de novas ocorrências.
Na tarde de terça-feira, também havia nevado na cidade de São Francisco de Paula, em Cambará do Sul e em uma localidade no interior de Canela --todas as cidades no Rio Grande do Sul.
Segundo a MetSul, houve neve granular também no interior do Uruguai. Em Montevidéu, foi registrado acúmulo de neve no ponto mais alto da cidade --o morro do Cerro.
As temperaturas na madrugada desta quarta-feira foram as mais baixas do ano no Rio Grande do Sul. Na região metropolitana de Porto Alegre, os termômetros baixaram a 1ºC. No interior, cidades do sul e da serra marcaram temperaturas negativas pelo terceiro dia consecutivo.
Em Bagé, na fronteira com o Uruguai, fez -1ºC ao amanhecer, com sensação térmica de -3ºC pela ação do vento. Em Caxias do Sul, na serra, os termômetros registraram -0,8ºC. Com vento, a sensação era de mais frio: -1,8ºC.
As condições de neve, segundo a MetSul, persistem nas próximas horas na serra e no nordeste do Rio Grande do Sul e no planalto sul de Santa Catarina. A circulação de umidade vinda do mar pode provocar pancadas de chuva também no leste gaúcho.
Também não está descartada a possibilidade de neve ou de chuva congelada entre quarta e quinta-feira na região sul do Rio Grande do Sul. As máximas desta quarta-feira não devem passar dos 10ºC na maioria das regiões.
Internauta filma neve em São Joaquim (SC)
-
Um internauta está filmando ao vivo a neve que atinge o município de São Joaquim (SC) publicou as imagens na rede de microblogs Twitcam
Gramado
A prefeitura de Gramado confirmou a ocorrência de neve hoje (4) no município. Às 5h, nevou na cidade durante 15 minutos. De acordo com a prefeitura, os termômetros estão abaixo de -2ºC agora pela manhã.
A neve encanta os turistas que saem às ruas, mesmo com o frio intenso, para desfrutar da paisagem na Serra Gaúcha.
Segundo a prefeitura, os visitantes que chegam à cidade para acompanhar a 38ª edição do Festival de Cinema de Gramado, de 6 a 14 de agosto, podem conferir a neve acumulada nas hortênsias e às margens do Lago Negro e do Lago Joaquina Rita Bier.
Terceiro destino turístico mais visitado do Brasil nesta época do ano, Gramado está com 90% dos 146 hotéis e pousadas lotados. Normalmente, todos os anos, no mês de julho, uma média de 300 mil pessoas visitam a cidade.
Dados da Secretaria de Turismo mostram que junho, julho e agosto recebem turistas em busca do frio serrano e na expectativa de ver neve. Com a ocorrência do fenômeno hoje, a expectativa da prefeitura é atrair ainda mais turistas para a cidade.
*Com informações da Agência Brasil
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.