Frio aumenta no Sul do país; 16 cidades já registraram neve nesta semana

Especial para o UOL Notícias*
Em Porto Alegre

  • Francisco Bosco

    Forte geada atingiu Bagé (Rio Grande do Sul) ontem

    Forte geada atingiu Bagé (Rio Grande do Sul) ontem

Desde a segunda-feira (2), quando se intensificou a onda de frio no sul do país, a MetSul Meteorologia já registrou precipitação de neve em 16 cidades da região Sul --11 do Rio Grande do Sul e cinco de Santa Catarina. Os fenômenos foram variáveis, com a maioria dos registros de pequena intensidade. 

No Rio Grande do Sul, o instituto registrou neve em Boa Vista do Buricá, Bom Jesus, Cambará do Sul, Caxias do Sul, Campestre da Serra, Canela, Crissiumal, Gramado, São Francisco de Paula, Tiradentes e Três de maio. 

Em Santa Catarina, segundo a MetSul, o fenômeno atingiu as cidades de Bom Jardim da Serra, Lages, São Joaquim, Urubici e Urupema. 

Pelo menos cinco cidades gaúchas registraram neve na noite desta terça-feira (3) e madrugada de quarta (4), segundo a MetSul. Cambará do Sul, Caxias do Sul, Campestre da Serra, Gramado e Vacaria foram atingidas por nevascas de fracas a moderadas, informou o instituto. 

As precipitações da noite passada duraram entre 15 minutos e meia hora em boa parte das cidades. Em Gramado ocorreu o maior registro, com a neve acumulando nas calçadas e praças até o início da manhã. Segundo o instituto, foi a maior nevasca na cidade desde o inverno de 2000. 

Como a quarta-feira será chuvosa e fria na maioria das regiões do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall não descarta a possibilidade de novas ocorrências. 

Na tarde de terça-feira, também havia nevado na cidade de São Francisco de Paula, em Cambará do Sul e em uma localidade no interior de Canela --todas as cidades no Rio Grande do Sul. 

Segundo a MetSul, houve neve granular também no interior do Uruguai. Em Montevidéu, foi registrado acúmulo de neve no ponto mais alto da cidade --o morro do Cerro. 

As temperaturas na madrugada desta quarta-feira foram as mais baixas do ano no Rio Grande do Sul. Na região metropolitana de Porto Alegre, os termômetros baixaram a 1ºC. No interior, cidades do sul e da serra marcaram temperaturas negativas pelo terceiro dia consecutivo. 

Em Bagé, na fronteira com o Uruguai, fez -1ºC ao amanhecer, com sensação térmica de -3ºC pela ação do vento. Em Caxias do Sul, na serra, os termômetros registraram -0,8ºC. Com vento, a sensação era de mais frio: -1,8ºC. 

As condições de neve, segundo a MetSul, persistem nas próximas horas na serra e no nordeste do Rio Grande do Sul e no planalto sul de Santa Catarina. A circulação de umidade vinda do mar pode provocar pancadas de chuva também no leste gaúcho.

Também não está descartada a possibilidade de neve ou de chuva congelada entre quarta e quinta-feira na região sul do Rio Grande do Sul. As máximas desta quarta-feira não devem passar dos 10ºC na maioria das regiões.

Internauta filma neve em São Joaquim (SC)

  • Um internauta está filmando ao vivo a neve que atinge o município de São Joaquim (SC) publicou as imagens na rede de microblogs Twitcam

Gramado
A prefeitura de Gramado confirmou a ocorrência de neve hoje (4) no município. Às 5h, nevou na cidade durante 15 minutos. De acordo com a prefeitura, os termômetros estão abaixo de -2ºC agora pela manhã.

A neve encanta os turistas que saem às ruas, mesmo com o frio intenso, para desfrutar da paisagem na Serra Gaúcha.

Segundo a prefeitura, os visitantes que chegam à cidade para acompanhar a 38ª edição do Festival de Cinema de Gramado, de 6 a 14 de agosto, podem conferir a neve acumulada nas hortênsias e às margens do Lago Negro e do Lago Joaquina Rita Bier.

Terceiro destino turístico mais visitado do Brasil nesta época do ano, Gramado está com 90% dos 146 hotéis e pousadas lotados. Normalmente, todos os anos, no mês de julho, uma média de 300 mil pessoas visitam a cidade.

Dados da Secretaria de Turismo mostram que junho, julho e agosto recebem turistas em busca do frio serrano e na expectativa de ver neve. Com a ocorrência do fenômeno hoje, a expectativa da prefeitura é atrair ainda mais turistas para a cidade.

*Com informações da Agência Brasil

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos