Barco bate em banco de areia, mata um e deixa sete desaparecidos no PA

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

Acidentes fluviais já mataram 182 em três anos no Norte

  • Em julho de 2009, o barco Karolina do Norte naufragou na foz do igarapé de Educandos, em Manaus, e duas pessoas morreram. Na época, dados da Capitania dos Portos apontavam 182 vítimas de acidentes fluviais nos rios do Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará, Estados onde o transporte fluvial é a principal via de deslocamento. Transporte clandestino e falta de fiscalização são os principais problemas

Uma criança morreu e sete pessoas estão desaparecidas por causa de um acidente com uma embarcação de pequeno porte no rio Parauaú, perto do município de Breves, no Pará.

Os bombeiros ainda estão no local fazendo buscas. Há suspeitas de que a embarcação Comandante Lucas estava superlotada. 

O naufrágio ocorreu durante a madrugada desta segunda-feira (9). Informações preliminares dão conta de que pelo menos oitenta pessoas estavam na embarcação, que teria se chocado contra um banco de areia. Mais cedo, o número aproximado de pessoas no barco era de 30, segundo os bombeiros. 

Até agora o Corpo de Bombeiros confirmou a morte de um bebê de um ano e o desaparecimento de outras sete pessoas, sendo seis delas crianças, além de uma mulher de cerca de 30 anos.

As autoridades revelaram que o barco não chegou a afundar, mas devido ao choque, os passageiros foram arremessados na água.

Segundo Orlando Farias, tenente do Corpo de Bombeiros, as proporções do acidente aumentaram porque estava escuro e as pessoas estavam deitadas em redes. Para ele, a capacidade da embarcação era de, no máximo, 50 lugares.

A Capitania dos Portos informou que vai investigar as circunstâncias do acidente

Todos os passageiros foram levados para a cidade, alguns com ferimentos leves. Uma aeronave do governo estadual foi enviada para o local com mergulhadores para ajudar nas buscas.

*Com informações de Sandra Rocha, em Belém, e Agência Estado

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos