Baleia jubarte libertada em praia no RS volta a encalhar e agoniza

Lucas Azevedo
Especial para o UOL Notícias
Em Porto Alegre

  • 1º BABM 3º PEL AMBIENTAL BM

    Baleia jubarte ainda está encalhada na beira da praia de Capão Novo, no Litoral Norte gaúcho

    Baleia jubarte ainda está encalhada na beira da praia de Capão Novo, no Litoral Norte gaúcho

A baleia jubarte que havia sido libertada ontem em uma praia do Rio Grande do Sul voltou a encalhar e agora agoniza. O mamífero estava encalhado desde sábado na costa gaúcha e havia sido libertado ontem, com a ajuda de dezenas de voluntários, entre banhistas, biólogos e bombeiros, de um banco de areia a 50 metros da praia de Capão Novo, onde a profundidade da água era de aproximadamente 1,75m.

O animal está agonizando no mesmo banco de areia que estava ontem. Sua cabeça está voltada para as dunas, prova de que ela nadou até a praia. O animal está muito debilitado e sua respiração está fraca e com espaços maiores entre as inspirações.

Segundo o biólogo Paulo Henrique Ott, professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), a baleia permanece viva, no entanto, está em uma área mais rasa e sua respiração continua irregular. Por causa do próprio peso, ela está sendo machucada pelas suas costelas.

Técnicos vindos do RJ e da cidade de Rio Grande, que fazem parte de uma rede que monitora os mamíferos marinhos no país, ainda não chegaram ao local. A previsão é que a reunião com a equipe seja feita só na noite desta quarta-feira.

Após a avaliação dos especialistas, será decidido o que fazer com o animal. Entre as opções, estão a tentativa de devolvê-la ao mar ou sacrificá-la, caso a morte seja inevitável.

“Nós, do Batalhão Ambiental, já estamos acostumados com isso. Mas os banhistas, as crianças, sentem muito”, afirma o soldado Adriano Kirsch, do 3º Pelotão Ambiental da Brigada Militar de Xangri-Lá, que monitora a retirada da baleia.

A jubarte tem aproximadamente 11 metros de comprimento e 20 toneladas.

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos