Equipe inicia segundo resgate de baleia encalhada no RS

Lucas Azevedo
Especial para o UOL Notícias

Em Porto Alegre

Uma nova tentativa para resgatar a baleia jubarte, que estava encalhada desde sábado na costa do Rio Grande do Sul e que voltou ao local ontem, começou no final da tarde desta quinta-feira (26). Depois da análise da equipe de veterinários e biólogos que acompanham o animal na praia de Capão da Canoa, no litoral norte gaúcho, um rebocador tentará, novamente, retirar a baleia do banco de areia onde ela está presa.

A diferença para a operação da última terça-feira é que, dessa vez, a embarcação auxiliará a baleia a passar a terceira arrebentação e alcançar o alto mar. Em um primeiro momento, os mergulhadores amarraram o animal ao barco, mas a embarcação não teve potência suficiente para arrastá-lo. Um outro rebocador, mais potente, foi chamado para facilitar os trabalhos.

No final da manhã de hoje, um boletim sobre o estado de saúde do animal, assinado pelo veterinário do Instituto Baleia Jubarte, Milton Marcondes, foi emitido. Segundo o relatório, o animal está consciente, “acompanhando com os olhos o movimento das pessoas ao seu redor”. Entretanto, seu quadro é grave e piora com o passar do tempo.
“A situação é grave e o prognóstico é reservado. Não é possível avaliar se o animal teria chance de sobrevivência no caso de se conseguir colocá-lo de volta ao mar, porém o seu bom estado nutricional e a ausência de ferimentos tornam uma segunda tentativa de resgate uma opção a ser cogitada”, concluiu o relatório.

Encalhada desde sábado na praia de Capão Novo, a baleia foi libertada com o auxílio de dois rebocadores na tarde de terça-feira. No entanto, ontem ela amanheceu novamente presa, no mesmo lugar onde estava no dia anterior.

O novo encalhe pode ter sido devido à sua desorientação. A baleia não conseguiu ultrapassar todos os bancos de areia até chegar em alto mar.

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos