Topo

Depois do vendaval, 42 mil seguem sem luz no RS

Especial para o UOL Notícias<br>Em Porto Alegre

15/09/2010 09h24

Depois de uma terça-feira em que mais de 150 mil consumidores passaram boa parte do dia sem energia elétrica, o Rio Grande do Sul ainda contabiliza estragos pelo vendaval das últimas horas.

As três concessionárias de energia que atuam no Estado estimam que há cerca de 42 mil clientes sem luz. Os problemas começaram na manhã da terça-feira (14), depois que um ciclone extra-tropical cruzou o Estado em direção ao litoral.

A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) informou que tem quase 33 mil pontos de abastecimento sem energia elétrica. A maior parte dos problemas se concentra nas cidades de Pelotas (10 mil) e Camaquã (13,4 mil), no sul do Estado.

Em cidades da região metropolitana de Porto Alegre, como Guaíba e Viamão, a companhia informou que há 9.000 residências sem luz. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, 83 equipes estão atuando para sanar os problemas de abastecimento no Estado. A companhia, entretanto, não tem previsão de retorno.

Na área de abrangência da AES Sul, são 1.400 clientes sem luz na região de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo. A maioria das casas é da zona rural, segundo a empresa. Também ocorre falta de abastecimento em pontos isolados em São Leopoldo, Novo Hamburgo e Canoas, na região metropolitana.

A Rio Grande Energia (RGE) informou que há 9.000 clientes sem energia elétrica no Estado, concentrados nas cidades de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Gravataí e Passo Fundo.