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Depois de três dias, luz volta ao RS; distribuidoras terão de ressarcir clientes

Especial para o UOL Notícias

Em Porto Alegre

17/09/2010 17h56

Depois de três dias sem luz devido a um vendaval que deixou mais de 150 mil casas sem luz no Rio Grande do Sul, os cerca de 1.600 consumidores que permaneciam sem fornecimento de energia nesta sexta-feira (17) tiveram o abastecimento regularizado no final da tarde. O vendaval atingiu o Estado na última terça-feira.

O clientes eram da área de abastecimento da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), que tem cerca de 1,4 milhão de consumidores no Estado. Os últimos pontos sem energia na cidade de Camaquã, a 127 quilômetros de Porto Alegre, tiveram a religação completada às 17h45. Segundo a companhia, as equipes agora atendem apenas a pedidos de rotina que não têm mais relação com o apagão.

AES Sul e Rio Grande Energia (RGE) haviam restabelecido o fornecimento a seus clientes ainda na quinta-feira (16), depois de dois dias de transtornos. Os consumidores afetados pelo blecaute de terça-feira (14), segundo a Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs), têm direito a ressarcimento por parte das distribuidoras pela falta de energia em média superior a 16 horas.

O gerente da direção de Projetos em Energia da Agência, Nilton Telechévski, afirma que a compensação deve ser feita nos dois meses seguintes à falta de luz. “É só pela falta de energia. [O ressarcimento] não envolve eventuais danos que o cliente sofreu, contra itens eletrônicos ou produtos perecíveis”, disse.

O ressarcimento, segundo regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que passou a valer em janeiro deste ano, deve ser feito diretamente nas contas dos consumidores. Em média, segundo a Aneel, a distribuidora tem de ressarcir os clientes em até dez vezes o valor cobrado por hora de energia consumida. O prazo limite é de 90 dias.

De acordo com a CEEE, cada cliente possui um número máximo de horas de interrupção de energia elétrica – Duração Máxima de Interrupçao Contínua (Dmic) e Duração de Interrupção Individual (DIC). O dado varia conforme a cidade. Na região central de Porto Alegre, por exemplo, o período limite é de nove horas e trinta minutos.

Na região metropolitana de Porto Alegre, havia 2 mil clientes sem fornecimento de energia na manhã desta sexta-feira (17). As cidades mais afetadas eram Alvorada, Viamão e Eldorado do Sul. Todos os consumidores são da área de abrangência da CEEE.

Em razão do apagão, o número de ligações congestionou o atendimento pelo telefone da Companhia nos últimos dois dias. A Central de Atendimento da CEEE recebeu 17.254 ligações da 0h às 24h de terça-feira, dia 14. Neste período, 150 funcionários se revezaram no teleatendimento.

Mesmo assim, houve congestionamento e centenas de clientes não conseguiram contato com a empresa. Na manhã desta sexta-feira, foram registrados cerca de 13 mil ligações para a CEEE.