Topo

Montes Claros (MG) registra dois tremores de terra em menos de uma hora

Rayder Bragon<BR>Especial para o UOL Notícias<BR>Em Belo Horizonte

29/09/2010 18h20Atualizada em 29/09/2010 18h53

Moradores da cidade de Montes Claros (417 km de Belo Horizonte), sentiram dois tremores de terra, com duração de aproximadamente 4 segundos cada um, em menos de uma hora na tarde desta terça-feira (29).

Segundo perito do Observatório Sismológico da Universidade Federal de Brasília (UnB), o primeiro tremor ocorreu às 13h55, com intensidade de 2,7 na escala Richter, e o segundo abalo foi registrado às 14h35, com 2,3 de intensidade. O epicentro foi detectado no centro da cidade. A assessoria do Corpo de Bombeiros da cidade informou que não foram registradas ocorrências.

A balconista Eriadina de Jesus Soares, 27, disse ter escutado um estrondo. "Pensei que fosse um trovão que tivesse atingido o chão e teria feito tudo tremer", conta. Segundo ela, que trabalha em uma padaria no centro da cidade, o estabelecimento comercial não sofreu danos.

Já Clésia Magalhães Silva, 30, que trabalha no mesmo local, disse ter percebido a estrutura da padaria tremer. "Estava conversando com um colega meu e tomei um susto quando ouvi o estrondo e percebi o tremor aqui dentro", relatou.

De acordo com João Alberto Cruz Vieira, analista de sinais sísmicos da UnB, os tremores dessa magnitude são considerados “moderados” e a causa desse fenômeno na região se deve ao fato de a cidade estar localidade em cima de uma falha geológica.

“Essa falha geológica é propensa a abalos sísmicos. Na região, ocorrem abalos com intensidade menor. Dessa magnitude, não é comum ocorrer”, explicou o analista, que informou ter sido registrado no ano passado um sismo semelhante.

“Essa magnitude observada nos tremores que ocorreram hoje na região normalmente não causa estragos de vulto. O que pode ocorrer é o enfraquecimento de estruturas que já estão danificadas”, disse Vieira.