Sobe para 63 o número de cidades em situação de emergência por conta das chuvas em MG
O número de cidades em situação de emergência em Minas Gerais em razão das chuvas subiu de 59 para 63, de acordo com boletim da Defesa Civil do Estado.
Ao todo, 108 municípios mineiros foram afetados pelas tempestades, que causaram a morte de 16 pessoas e ferimentos em outras 52 desde novembro do ano passado.
Segundo o órgão, 2.007 pessoas estão desabrigadas e 13.530 desalojadas, ou seja, foram encaminhadas para casa de parentes, vizinhos e amigos, ou ainda para abrigos públicos.
Em relação aos danos materiais, o informe da defesa civil revela que 171 casas foram destruídas e 4.618 apresentaram algum tipo de dano. A defesa civil registrou a queda de 60 pontes e revelou que 300 apresentaram problemas na estrutura.
Sul de Minas Gerais
A região sul de Minas Gerais é uma das mais afetadas pelos temporais, que são registrados desde o Réveillon.
Na cidade de Lavras, (240 km de Belo Horizonte), as tempestades provocaram o desabamento de duas casas e desmoronamento parcial de um barracão, segundo a defesa civil do município, que informou não ter havido vítimas. Ainda de acordo com o órgão, mais dois imóveis estão na iminência de ruir na cidade e os moradores foram retirados das residências.
Coordenador da defesa civil da cidade, Antônio Caetano disse que choveu em uma semana o esperado para todo o mês de janeiro. As casas que caíram estavam localizadas nos bairros Jardim Eldorado. Segundo Caetano, os imóveis já haviam sido condenados pela defesa civil e desabaram em razão das chuvas da madrugada desta sexta-feira (7).
“Houve um afastamento do terreno e, consequentemente, o desabamento das casas. O local é uma bacia onde estão surgindo nascentes de águas”, explicou o coordenador. Ele explicou que horas antes de um dos desabamentos, uma família teve de ser removida e levada para um hotel da cidade.
Na cidade de Conceição do Rio Verde, também na região sul, a chuva intensa fez córrego no local transbordar e levar parte de uma estrada que dá acesso que dá acesso ao município. Um caminhão caiu na cratera que se formou e um veículo foi arrastado por aproximadamente 30 metros pela força das águas. Segundo os bombeiros, o motorista do caminhão foi levado a hospital com ferimentos leves. O acesso ao município terá de ser feito por um distrito da localidade.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.