Turista é a 17ª vítima das chuvas em MG, afirma Defesa Civil
A Defesa Civil de Minas Gerais confirmou na tarde desta quinta-feira (20) que Jesus Barsanulfo da Silva, 44, é a 17ª vítima das chuvas no Estado. Ele morreu após ter sido surpreendido pela cheia na cabeceira de um manancial em São José da Serra, próximo da Serra do Cipó, na cidade de Jaboticatubas (região metropolitana de Belo Horizonte).
Segundo o Corpo de Bombeiros, Silva fazia parte de grupo de turistas do Distrito Federal e de Goiás. Ele teria sido levado pelas águas do rio Cipó, na tarde da última terça-feira. O corpo foi encontrado no início da noite de ontem e encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal). Conforme a corporação, o temporal registrado no dia pode ter contribuído para a súbita alteração do volume d’água no manancial que abastece a região.
De acordo com a Defesa Civil Estadual, a 1ª morte em decorrência do período chuvoso foi constatada em novembro do ano passado.
O último boletim do órgão revela que, em razão das chuvas, além dos óbitos, 78 pessoas tiveram ferimentos. Ainda conforme dados da Defesa Civil, 84 cidades decretaram situação de emergência de um total de 135 localidades que revelaram ter tido algum tipo de problema com as chuvas.
Ao todo, 2.594 pessoas estão desabrigadas e quase 17 mil estão desalojadas, ou seja, foram encaminhadas para casa de parentes ou amigos. O informe ainda retrata que 243 casas foram destruídas e 6.621 apresentaram algum tipo de dano relacionado aos temporais ou inundações. Até o momento, 113 pontes desabaram e 346 sofreram abalo na estrutura.
O sul do Estado é uma das regiões mais atingidas pelas tempestades. Ontem, o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), retornou a cidades atingidas. Ele havia vistoriado municípios no último sábado.
Em Pouso Alegre, o tucano anunciou a criação de um “escritório de projetos”, a cargo da Defesa Civil, que será incumbido de ajudar as prefeituras a elaborar os projetos contendo dados de recuperação das áreas atingidas. Segundo Anastasia, a exigência dos planos é do governo federal.
Ainda de acordo com o governador, uma verba de R$ 250 milhões da União foi solicitada para recuperação de danos verificados principalmente na infraestrutura dos municípios.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.