Topo

Chega a 98 número de cidades em situação de emergência em MG em razão das chuvas

Rayder Bragon <br> Especial para o UOL Notícias

Em Belo Horizonte

22/01/2011 09h48

Apesar de a Defesa Civil de Minas Gerais não ter registrado nenhuma ocorrência adversa nos últimos dias, o número de cidades em situação de emergência por causa das chuvas subiu para 98, de um total de 149 localidades que relataram problemas com o mau tempo, de acordo com boletim atualizado do órgão.

Nesta sexta-feira, o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), reuniu-se com a presidente Dilma Rousseff, em Brasília (DF). Segundo o tucano, a reunião, entre outros assuntos, tratou da situação das cidades mineiras prejudicadas pelas tempestades.

Nesta semana, o governador adiantou que o Estado necessita de R$ 250 milhões para recuperar a infraestrutura de municípios danificada pelas chuvas. Segundo ele, o montante foi solicitado ao governo federal.

“Fizemos um pedido de R$ 250 milhões ao governo federal, envolvendo recursos para os municípios e também para o Estado, (...) o ministro [Fernando Bezerra – Integração Nacional] falou que estava fazendo as análises e que certamente na próxima nós já teríamos um desdobramento”, disse o tucano após encontro com a presidente.

O sul do Estado é uma das regiões mais atingidas pelas tempestades, onde o governador esteve por duas vezes vistoriando cidades atingidas pelos temporais.  Na última quarta-feira (19), em Pouso Alegre, ele anunciou a criação de um “escritório de projetos”, a cargo da Defesa Civil, que será incumbido de ajudar as prefeituras a elaborar os projetos contendo dados de recuperação das áreas atingidas. Segundo Anastasia, a exigência dos planos é do governo federal.

De acordo com a Defesa Civil do Estado, 17 óbitos foram registrados desde novembro do ano passado, em razão do mau tempo, e 89 pessoas se feriram. Ao todo, 2.626 pessoas estão desabrigadas e mais de 17 mil desalojadas, ou seja, foram levadas para casa de parentes, vizinhos, ou ainda para abrigos públicos.

Segundo boletim mais recente do órgão, 243 casas foram destruídas e 6.765 apresentaram danos. Ainda conforme o órgão, 138 pontes caíram e 360 estão com avarias na estrutura. Até o momento, 1,3 milhão de pessoas foram afetadas nesse período chuvoso.