Topo

Cidades de Santa Catarina e Minas Gerais decretam situação de emergência devido às chuvas

Do UOL Notícias*

Em São Paulo

24/01/2011 12h10

A Defesa Civil de Santa Catarina decretou estado de emergência em 28 municípios em razão das fortes chuvas no Estado, nos últimos dias. Entre as localidades abrangidas está a região do Alto Vale do Itajaí, em que a cidade de Mirim Doce é das mais castigadas pelos temporais. 

Segundo a Defesa Civil, ao todo, 52 cidades foram afetadas pelas chuvas na região, de modo que foram contabilizados, no estado, 15.954 pessoas desalojadas, 1.745 desabrigadas, 780 deslocadas para casas de parentes e amigos e cinco mortes.

De acordo com as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), as chuvas causaram danos como quedas de barreiras, instalações públicas e privadas e desligamentos em caráter de segurança. Houve falta de energia na região na manhã do domingo (23). Foram prejudicados os serviços de água, energia e transporte no Estado.

Minas Gerais

As chuvas também causaram mortes e destruição em Minas Gerais. Em todo o Estado, 17 pessoas morreram, 2.626 estão desabrigadas e 147.301 desalojadas. A Defesa Civil estadual informou que os municípios mineiros têm sofrido com as tempestades e chuvas desde o último dia 11. Ao todo, 98 cidades estão em situação de emergência.

O governador do Estado, Antonio Anastasia (PSDB), anunciou a liberação de R$ 3 milhões para obras nos municípios afetados pelas enxurradas e para a reconstrução de pontes danificadas na cidade de Ipuiúna.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê para Santa Catarina e Minas Gerais tempo chuvoso, com céu parcialmente nublado e pancadas de chuvas neste início de semana.

* Com informações da Agência Brasil