Cidades de Santa Catarina e Minas Gerais decretam situação de emergência devido às chuvas
A Defesa Civil de Santa Catarina decretou estado de emergência em 28 municípios em razão das fortes chuvas no Estado, nos últimos dias. Entre as localidades abrangidas está a região do Alto Vale do Itajaí, em que a cidade de Mirim Doce é das mais castigadas pelos temporais.
Segundo a Defesa Civil, ao todo, 52 cidades foram afetadas pelas chuvas na região, de modo que foram contabilizados, no estado, 15.954 pessoas desalojadas, 1.745 desabrigadas, 780 deslocadas para casas de parentes e amigos e cinco mortes.
De acordo com as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), as chuvas causaram danos como quedas de barreiras, instalações públicas e privadas e desligamentos em caráter de segurança. Houve falta de energia na região na manhã do domingo (23). Foram prejudicados os serviços de água, energia e transporte no Estado.
Minas Gerais
As chuvas também causaram mortes e destruição em Minas Gerais. Em todo o Estado, 17 pessoas morreram, 2.626 estão desabrigadas e 147.301 desalojadas. A Defesa Civil estadual informou que os municípios mineiros têm sofrido com as tempestades e chuvas desde o último dia 11. Ao todo, 98 cidades estão em situação de emergência.
O governador do Estado, Antonio Anastasia (PSDB), anunciou a liberação de R$ 3 milhões para obras nos municípios afetados pelas enxurradas e para a reconstrução de pontes danificadas na cidade de Ipuiúna.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê para Santa Catarina e Minas Gerais tempo chuvoso, com céu parcialmente nublado e pancadas de chuvas neste início de semana.
* Com informações da Agência Brasil
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.