Topo

Cidades em situação de emergência em MG passam a 116 por causa das chuvas

Rayder Bragon<br>Especial para o UOL Notícias<br>Em Belo Horizonte

04/02/2011 09h59

O número de cidades em situação de emergência em Minas Gerais subiu para 116 nesta sexta-feira (4), de um total de 163 municípios que relataram ter tido algum tipo de transtorno em decorrência das chuvas.

De acordo com a Defesa Civil do Estado, as últimas localidades a entrar na lista foram Pouso Alto (sul), Santana do Manhuaçu (Zona da Mata) e Carbonita (Jequitinhonha/Mucuri).

Em Pouso Alto, localizada na região mais afetada pelas tempestades nesse período chuvoso, segundo informações da secretária de Turismo, está chovendo forte praticamente todos os dias, no final da tarde. No entanto, de acordo com Viviane Junqueira, os estragos que levaram o município a decretar situação de emergência foram verificados em janeiro deste ano.

De acordo com ela, nos dias 11, 12 e 13 a cidade foi seguidamente atingida por tempestades que fizeram três rios da região transbordar e atingir, principalmente, o distrito de Santana do Capivari. Ao todo, três pontes de estradas vicinais foram destruídas, e aproximadamente 50 casas foram inundadas. Famílias precisaram ser alocadas em outras unidades, sendo que o aluguel dos imóveis está sendo pago pela prefeitura. Ao menos 15 casas apresentaram rachaduras em razão das inundações.

“O turismo da nossa cidade foi prejudicado porque os nossos atrativos naturais estão na zona rural. Mas agora já está normalizada a situação”, explicou a secretária.

Segundo ela, o decreto de emergência foi feito no dia 13 de janeiro, mas a homologação pela Defesa Civil Estadual somente ocorreu agora.

“Tive de parar todas as minhas atividades para conseguir juntar todos os documentos e as informações necessários para a homologação por parte do órgão estadual”, contou.

Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o tempo fica entre nublado e parcialmente nublado nesta sexta-feira, com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas, na região Sul e no Triângulo Mineiro. Nas demais áreas, o tempo fica parcialmente nublado, com possibilidade de chuva isolada na região Noroeste do Estado.

De acordo com a Defesa Civil Estadual, até o momento, 52 decretos foram homologados e 12 reconhecidos pela Secretaria Nacional de Defesa Civil. Segundo informações do órgão, 29 decretos estão em análise e 33 foram arquivados.

Foram registradas 17 mortes, desde novembro do ano passado, e 98 pessoas se feriram. A Defesa Civil ainda informou que, desde outubro de 2010, dados estatísticos mostraram que quase 3.500 pessoas ficaram desabrigadas e mais de 21 mil desalojadas, ou seja, foram levadas para casa de parentes, amigos, ou ainda alojadas em abrigos públicos.

Em relação aos danos materiais, boletim atualizado mostra que 298 casas e 190 pontes foram destruídas. Ao todo, mais de 7.000 residências e 542 pontes apresentaram algum tipo de dano na estrutura. O órgão informa terem sido afetadas pelas chuvas mais de um milhão de pessoas.