Topo

Chuva isola comunidades e já deixa 129 municípios em emergência em MG

Especial para o UOL Notícias

Em Belo Horizonte

11/03/2011 16h46

As chuvas que atingem Minas Gerais há pelo menos 10 dias deixam várias comunidades do interior isoladas pelas enchentes e provocam muitos prejuízos. Até o momento, 129 municípios já decretaram situação de emergência desde o início do período chuvoso -- o mais recente é Astolfo Dutra, na zona da mata mineira, a 281 quilômetros de Belo Horizonte.

Em algumas cidades da região do Vale do Rio Doce, comunidades de zonas rurais estão isoladas porque as estradas de acesso foram encobertas pelas águas de córregos ou mesmo destruídas pela enxurrada.

Na zona rural da cidade de Nova Belém (a 450 quilômetros de Belo Horizonte), a ponte que era usada como passagem para o distrito de Limeira foi encoberta pelas águas de um córrego. A comunidade rural da região ficou isolada e, somente na noite dessa quinta-feira (10), a prefeitura da cidade conseguiu reforçar a ponte, mas até o momento apenas a passagem de veículos leves é permitida. 

No município de Antônio Dias (172 quilômetros da capital mineira), algumas regiões da zona rural foram inundadas em função do aumento das águas do rio Curriola. Várias estradas foram danificadas, deixando o acesso à zona do rural do município prejudicado. A prefeitura informou que, até o momento, nenhuma família foi seriamente prejudicada e que a recuperação das estradas já está sendo feita.

No sul de Minas, produtores rurais do município de Mantena têm problemas para transportar a colheita de soja, já que as estradas que ligam as lavouras às principais cidades da região ficaram em más condições de trânsito.

Segundo a meteorologia, a frente fria que atua no Estado perde força, mas ainda mantém o tempo instável nas regiões norte, noroeste e leste do Estado. Nas demais regiões, o sol aparece, mas pode haver pancadas de chuva no final desta sexta-feira (11).