Topo

Depois da enxurrada, recomeçam as buscas por mais vítimas em São Lourenço do Sul (RS)

Especial para o UOL Notícias

Em Porto Alegre

11/03/2011 10h08

Cerca de 160 homens da Brigada Militar (BM), dos bombeiros, da Defesa Civil, da Marinha e do Exército retomaram na manhã desta sexta-feira (11) as buscas por mais vítimas da enxurrada que devastou a cidade de São Lourenço do Sul (RS) na madrugada de quinta-feira.

Durante todo o dia, mais de 1,5 mil pessoas, segundo a Defesa Civil, foram salvas de telhados de casas nos oito bairros que foram inundados. Três helicópteros trabalharam no resgate. As 350 pessoas desabrigadas foram levadas a seis alojamentos. Há cerca de 2 mil pessoas desalojadas, que foram transferidas para a casa de parentes.

No total, segundo a Defesa Civil, 20 mil pessoas foram afetadas pelo desastre. Depois da chuvarada, 35 mil pessoas permanecem sem fornecimento de água em São Lourenço. Cerca de 40% da cidade, de 45 mil habitantes, também está sem energia elétrica.

A enxurrada deixou pelo menos oito mortos, mas a Defesa Civil do Estado estima que possam ser encontradas mais vítimas quando a água baixar. Duas pessoas mortas ainda não foram identificadas. A previsão é de mais chuva na região para as próximas horas. 

A prefeitura de São Lourenço do Sul decretou estado de calamidade pública. Um caminhão com 12 mil copos de água foi enviado pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), na noite de quinta-feira (10), para a cidade. O material está depositado no ginásio municipal e será distribuído pela Defesa Civil.

Três equipes de manutenção trabalham para instalar bombas de recalque alternativas na cidade. Segundo a Corsan, a expectativa é de que o fornecimento de água seja normalizado até o meio-dia desta sexta-feira. A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) prevê para as 10h o retorno parcial da energia elétrica. 

LISTA OFICIAL DE VÍTIMAS

Elza Herrmann, 82
Marlene Ludke Moraes, 76
Zaira Fonseca, 83
Zilah Mary de Souza Martins, 81
Glória de Souza Martins, 53
Afonso Beiersdorf, 80
Duas vítimas ainda permanecem sem identificação

A chuva também trouxe problema para as rodovias da região. A BR-116, principal ligação entre a Porto Alegre e o sul do Estado, deve permanecer bloqueada pelo menos até domingo devido à queda de duas pontes. A RS-265, que liga São Lourenço do Sul a Canguçu, teve o trânsito de veículos leves liberado na nesta manhã. 

Além de São Lourenço do Sul, as cidades de Turuçu, Rio Grande e Pelotas também tiveram problemas com a chuva.