Topo

Rio Grande do Sul tem madrugada com frio de 6,6 ºC; há previsão de chuva para final da semana

Lucas Azevedo<br>Especial para o UOL Notícias<br>Em Porto Alegre

15/03/2011 11h09Atualizada em 15/03/2011 11h45

O Rio Grande do Sul amanheceu com cara de outono nesta terça-feira (15). O calor intenso registrado nas últimas semanas deu lugar a temperaturas baixas: a mínima nesta madrugada foi registrada em Cambará do Sul, no nordeste do Estado: 6,6ºC. Em Bagé, a mínima foi de 7,9 ºC e, na serra, 8 ºC na serra. Na capital Porto Alegre, os termômetros registraram 14,5 ºC durante a madrugada.

De acordo com a empresa de meteorologia Metsul, com a chegada de uma massa polar, a semana será de frio pela manhã e calor à tarde, chegando aos 30 ºC.

Uma frente fria que se aproxima do Estado deve trazer chuvas isoladas e irregulares apenas para a quinta e sexta-feira, o que deve aumentar as temperaturas.

São Lourenço do Sul

Em São Lourenço do Sul, cidade que sofreu com uma enxurrada na semana passada, os moradores estão trabalhando para recompor o município. Não há previsão de chuva na região, o que não tranquiliza por completo as autoridades. “Na semana passada também não havia previsão de chuva”, comenta o responsável pela Defesa Civil do município, Amilton Neutzling.

No momento, os trabalhos são focados na remoção do entulho, que ocupa cerca de 60% da zona urbana de São Lourenço do Sul. Na zona rural, 50% das propriedades foram atingidas. “Estamos buscando liberar os acessos a essas pessoas para facilitar o escoamento da produção, como o leite e o fumo”, ressaltou Neutzling.