Três cidades do Rio Grande do Sul decretam emergência após fortes chuvas
No final da tarde desta sexta-feira (15), a Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou informações sobre os prejuízos causados pelas chuvas dos últimos dois dias no Estado. No Vale do Taquari, os municípios de Santa Clara do Sul, Sério e Forquetinha decretaram situação de emergência.
Já Venâncio Aires, Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul (todos no Vale do Taquari), além das cidades de Cacequi (na região das Missões) e Santa Maria (na região central) encaminharam Notificação Preliminar de Desastre (Nopred), mas ainda não efetivaram junto à Defesa Civil a condição emergencial.
Em Santa Clara do Sul, 3.170 pessoas foram afetadas pela chuva, dez estão desalojadas, 18 residências foram danificadas e uma, destruída. Houve comprometimento no abastecimento de água, energia e transporte e perdas nas lavouras de milho, fumo e pastagens.
Em Sério, a chuva afetou mil pessoas e gerou danos nos serviços de água e transporte. Já Forquetinha registrou 800 pessoas afetadas, além de comprometimento no abastecimento de água e impedimento nos transportes.
O maior número de moradores que sofrem com os transtornos pela chuva está em Venâncio Aires: 6.029 afetados, 6.000 desalojados, 18 deslocados, dois levemente feridos e mais de mil residências danificadas.
Em Canudos do Vale, a chuva trouxe prejuízo a 2.044 pessoas, além de danos nos serviços de transporte e prejuízos na agricultura, pecuária, estradas municipais, bueiros e pontes.
Cruzeiro do Sul registrou 4.195 pessoas atingidas diretamente pela chuva e 20 residências danificadas. Santa Maria possui 1.300 pessoas afetadas, 15 desalojadas, dez desabrigadas e 30 residências danificadas. Já o município de Cacequi tem 350 atingidos e 71 residências com danos.
De acordo com a Defesa Civil estadual, em Santa Maria, no centro do Estado, onde choveu 133 milímetros, três bairros foram alagados, e duas famílias tiveram que ser realocadas.
Precipitação e previsão
Em Sinimbu, no Vale do rio Pardo, choveu em 24 horas 220 milímetros, cerca de 150% acima da média. Em Canudos do Vale, na mesma região, a precipitação foi de 205 milímetros. Em outras oito cidades, o volume superou os 100 milímetros.
De acordo com a previsão do tempo, a instabilidade fica sobre o Estado até segunda-feira. A umidade permanece no sábado e, no domingo, uma massa de ar quente eleva as temperaturas, ocasionando mais chuva.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.