Delegacias fecham as portas em Minas Gerais e provocam "via-sacra" para registro de ocorrências
A Polícia Civil de Minas Gerais estabeleceu novas regras para os atendimentos de plantão nas delegacias do Estado. As mudanças promovem a centralização de registros de ocorrências em determinadas unidades.
Por causa da nova rotina, depois das 18h, nos fins de semana e nos feriados, moradores de alguns municípios precisarão percorrer quase 400 quilômetros para registrar um simples boletim de ocorrência.
A situação que mais chama atenção é do Noroeste de Minas. As ocorrências de Uruana de Minas vão ser tratadas na regional de Unaí, distante 362 quilômetros. Outro caso de via-sacra é a cidade de Formoso. Lá não há plantão, então quem precisar dos serviços de delegacia terá de se deslocar 457 km para registrar ocorrências em Unaí.
Em Santos Dumont, na Zona da Mata, a mudança é realidade desde 1º de maio, em caráter experimental. Com o fechamento da delegacia, quando alguém é preso na cidade precisa ser levado numa viatura da Polícia Militar, juntamente com a vítima e testemunhas, para realizar o flagrante em Barbacena, a 47 quilômetros.
O delegado de Barbacena, Marcos Vinícius, afirmou que a distância não tem sido problema. “Por enquanto, aqui em Barbacena estamos atendendo a um volume já esperado. O trabalho maior fica para a PM, por causa do deslocamento. Não tive nenhuma reclamação até agora, mas no futuro pode haver”, afirmou o delegado.
O Sindicato dos Servidores da Polícia Civil de Minas Gerais (Sindpol-MG) diz que a racionalização traz problema de logística para a Polícia Militar (PM) e para os cidadãos, que vão precisar se deslocar para registrar ocorrências.
Mas o superintendente de Investigação e Polícia Judiciária da Polícia Civil, delegado Celso Ávila Prado, garante que não haverá prejuízos à população. Segundo ele, a polícia apresentou um estudo antes de decidir pelas mudanças.
Para entender o caso
As 67 delegacias regionais da Polícia Civil de Minas Gerais serão agrupadas em 18 unidades de plantão, que vão aglomerar ocorrências de cidades vizinhas a partir de 1º de junho. As delegacias menores serão fechadas depois das 18h e durante fins de semana e feriados, quando funciona o esquema de plantão.
Em Belo Horizonte, capital mineira, ficam mantidos os serviços nas seis Delegacias Regionais e nas três Delegacias Especializadas. Segundo a polícia, a otimização dos atendimentos em plantão se deve ao cumprimento da Lei Complementar 84/2005, que dispõe sobre a jornada de 40 horas semanais para policiais.
A falta de efetivo obriga a corporação a diminuir o atendimento nas unidades para cumprimento da carga horária limite.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.