Área de buscas por desaparecidos em queda de helicóptero na Bahia é ampliada; destroços são encontrados
As buscas pelas três pessoas desaparecidas após a queda de um helicóptero na noite de sexta-feira (17), próximo à praia de Itapororoca, em Porto Seguro (a 776 km de Salvador), na Bahia, foram retomadas desde as 6h deste domingo (19). Outras quatro pessoas morreram no acidente.
Conforme o capitão-tenente Jorge Cordeiro, a área onde é feita a varredura, no mar, foi ampliada neste domingo. Segundo ele, não há precisão do local onde a aeronave caiu. “Se soubéssemos com certeza já teríamos encontrado o helicóptero”, disse ele, considerando especulação as informações de que o acidente teria ocorrido a apenas 200 metros da praia.
Morador chegou a socorrer vítima; veja quem eram os passageiros da aeronave
Ainda de acordo com o militar, nesta amanhã foram encontrados novos destroços um pouco mais distante da área onde pescadores localizaram parte da fuselagem ontem. Segundo informações da assessoria de comunicação da Marinha, foram encontrados um pedaço da carenagem (peça da estrutura externa do helicóptero), um assento, um apoio de braço e uma bolsa, provavelmente de um dos passageiros.
Entre os desaparecidos está Mariana Noleto, namorada de Marco Antônio Cabral, filho do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. Os outros passageiros que ainda não foram encontrados são Jordana Kfuri, mulher do empresário Fernando Cavendish, e o empresário Marcelo Mattoso Almeida, que pilotava o helicóptero.
Segundo a Capitania dos Portos, 20 pessoas, entre militares e voluntários, participam das buscas. Além disso, dois navios e três lanchas da Marinha auxiliam na varredura. A equipe também conta com a ajuda de dois mergulhadores da Marinha e três dos Bombeiros.
De acordo com a Capitania dos Portos, o tempo está claro e o mar está tranquilo, o que facilita as buscas pelos corpos.
Vítimas
Logo após o acidente com a aeronave Esquilo prefixo PR-OMO, os corpos da babá Norma Batista de Assunção e das crianças Gabriel Kfuri, 2, e Lucas Kfuri, 3, foram resgatados. Fernanda Kfuri chegou a ser levada ao hospital Luis Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, mas morreu na madrugada de sábado.
Gabriel é filho de Fernanda com Bruno Gouveia, líder do Biquini Cavadão, banda de rock ainda atuante que surgiu no Rio de Janeiro na década de 80. Lucas seria sobrinho de Fernanda e filho de Jordana, que está desaparecida.
Acidente
O helicóptero decolou do aeroporto de Porto Seguro com destino ao condomínio de luxo Jacumã Ocean Resort, na Fazenda Jacumã, distante apenas cerca de 15 km do local, ainda no distrito de Trancoso, em Porto Seguro.
As vítimas passariam o fim de semana no condomínio da praia baiana. O governador Sérgio Cabral e seu filho também fariam a viagem, mas teriam escapado do acidente porque o voo já estava lotado. O piloto Marcelo Mattoso, que é presidente do First Class Group e dono do Jacumã Ocean Resort, teria jantado com o governador, em Porto Seguro, e seguido viagem. Aquele seria o terceiro voo dele no dia.
A Marinha informou que havia um aviso de condições meteorológicas desfavoráveis para a região no momento do acidente. Chovia fino, ventava e havia neblina no local.
O governador da Bahia, Jaques Wagner, ligou para Sérgio Cabral, manifestando solidariedade e comunicando que colocou todo o pessoal e equipamentos necessários às buscas à disposição.
O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa 2), com sede em Recife (PE), iniciou as investigações para apurar as causas do acidente.
*Com informações de Thiago Varella, em São Paulo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.