Topo

Militares retomam busca por desaparecidos em queda de helicóptero na Bahia

Thiago Varella<br>Do UOL Notícias<br>Em São Paulo

19/06/2011 07h45

As buscas pelas três pessoas desaparecidas após a queda de um helicóptero na noite de sexta-feira (17) próximo à praia de Itapororoca, em Porto Seguro (a 776 km de Salvador), na Bahia, foram retomadas desde as 6h deste domingo (19). Outras quatro pessoas morreram no acidente. 

Entre os desaparecidos está Mariana Noleto, namorada de Marco Antônio Cabral, filho do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. Os outros passageiros que ainda não foram encontrados são Jordana Kfuri, mulher do empresário Fernando Cavendish, e o empresário Marcelo Mattoso Almeida, que pilotava o helicóptero.

Segundo a Capitania dos Portos, 20 pessoas, entre militares e voluntários participam das buscas. Além disso dois navios e três lanchas da Marinha auxiliam na varredura, que também tem o objetivo de encontrar a aeronave no fundo do mar.

A equipe também conta com a ajuda de dois mergulhadores da Marinha e três dos Bombeiros. 

De acordo com a Capitania dos Portos, o tempo está claro e o mar está tranquilo, o que facilita as buscas pelos corpos. 

Vítimas

Logo após o acidente com a aeronave Esquilo prefixo PR-OMO, os corpos da babá Norma Batista de Assunção e das crianças Gabriel Kfuri, 2 anos, e Lucas Kfuri, 3 anos, foram resgatados. Fernanda Kfuri chegou a ser levada ao hospital Luis Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, mas morreu na madrugada de sábado.

Gabriel é filho de Bruno Gouveia, líder do Biquini Cavadão, banda de rock ainda atuante que surgiu no Rio de Janeiro na década de 80.

Acidente

O helicóptero decolou do aeroporto de Porto Seguro com destino ao condomínio de luxo Jacumã Ocean Resort, na Fazenda Jacumã, distante apenas cerca de 15 km do local, ainda no distrito de Trancoso. A aeronave caiu no mar, cerca de 500 metros da praia.

O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa 2), com sede em Recife (PE), iniciou as investigações para apurar as causas do acidente.

Sérgio Cabral e o filho teriam escapado do acidente porque o voo já estava lotado. O governador passaria um fim de semana descansando com amigos na praia baiana. O piloto Marcelo Mattoso, que é presidente do First Class Group e dono do Jacumã Ocean Resort, teria jantado com o governador, em Porto Seguro, e seguido viagem. Aquele seria o terceiro voo dele no dia.

O governador da Bahia, Jaques Wagner, ligou para Sérgio Cabral, manifestando solidariedade e comunicando que colocou todo o pessoal e equipamentos necessários às buscas à disposição.

*Com informações de Heliana Frazão, em Salvador, e da Agência Estado