Semana começa com neve no Sul; em Porto Alegre (RS), ventos alcançam 70 km/h
As temperaturas muito baixas e a umidade de um ciclone extratropical na costa proporcionaram neve nos Estados do Sul, na noite desse domingo (26) e na madrugada desta segunda-feira (27). Já a Região Metropolitana de Porto Alegre amanheceu com rajadas de vento de até 70 quilômetros por hora.
As primeiras ocorrências foram registradas às 20h do domingo, nas cidades da serra gaúcha de São Francisco de Paula (a 112 quilômetros de Porto Alegre) , São José dos Ausentes ( a 233 quilômetros da Capital) e Bom Jesus ( a 237 quilômetros de Porto Alegre), e nos municípios catarinenses de São Joaquim, Bom Jardim da Serra e Urubici, no sul de Santa Catarina. Mais tarde, por volta de 23h30, foi a vez de Gramado e Canela receberem seus primeiros flocos.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em São Joaquim, a neve caiu por volta das 21h, quando os termômetros marcaram -2,2ºC. Em Urubici, a temperatura chegou a -5ºC. Em São José dos Ausentes, os termômetros apontaram -1,4º. Essas regiões, entretanto, não registraram queda de neve.
A previsão é de frio para esta segunda-feira, com possibilidade de mais neve no norte gaúcho – com mínimas de -2°C –, em Santa Catarina e no sul paranaense. A frente fria que está sobre território gaúcho está se afastando, cedendo lugar a uma forte massa de ar polar que traz mais frio, mas que mantém o céu aberto.
Ventania
A Região Metropolitana de Porto Alegre amanheceu nesta segunda-feira sob forte ventania. Na capital, foram registradas rajadas de 70 quilômetros por hora.
No início da manhã, várias regiões de Porto Alegre estavam às escuras. O trânsito ficou complicado com diversos semáforos piscantes e com a queda de galhos, árvores e postes.
Durante o dia, os fortes ventos causados pelo ciclone extratropical na costa gaúcha continuarão atingindo a Região Metropolitana, o que pode trazer mais transtornos e destruição. No leste do Estado, incluindo Porto Alegre, as rajadas podem ultrapassar os 100 quilômetros por hora. Já no Litoral Norte, não está descartada ventania de até 120 quilômetros por hora.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.